quinta-feira, 29 de setembro de 2022

DIA DE SÃO MIGUEL

Padroeiro de Sobral de São Miguel e o meu Arcanjo do coração. Em 2021, neste dia, estive lá orando com a comunidade que continua a preservar a tradição religiosa.
Numa aldeia cada vez mais vazia de almas, não é de admirar que também seja reduzida a presença de fiéis e num dia de semana.  
A festividade sempre foi feita ao domingo e, nesse dia - apesar de tudo - há ainda a presença de muita gente, mesmo que seja uma festa sem o "brilho" de outrora. Mas, convém não esquecer, que a festa de São Miguel nunca foi tão "forte" como a de Santa Bárbara. 
Mas são Miguel é o nosso Arcanjo (anjo) da Guarda, "é o príncipe dos anjos, o anjo dos supremos combates, o melhor guia do cristão na hora da viagem para a eternidade, o protetor da Igreja de Deus (Ap. 12-19)" e está sempre no nosso coração. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

SETEMBRO 💗💗

Setembro, ainda Verão.
Olha-me, pega-me na mão.
Guia-me no outono da vida
E guarda-me no teu coração.

E não esqueças meu amor
As rosas do nosso dia,
Vermelhas, que é paixão,
Perfumadas de alegria.

Vamos ver no nosso álbum
Aquele maravilhoso retrato
De vinte e um de Setembro
Tirado em setenta e quatro.

E se Setembro este ano
Não foi como planeado,
Aguardemos pelo próximo
Revivendo, lado a lado.

MM
Setembro 2022

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

O NOSSO MUNDO

Em Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, deixo algumas imagens que talvez nos despertem para uma maior consciência pela preservação e cuidado do meio que nos rodeia, pois desse cuidado depende a nossa sobrevivência. 
Montanhas, florestas, nascentes, fontes, rios, ribeiras, vales, campos e caminhos fazem parte desta natureza, terra mãe que tudo nos dá, e precisam de ser limpos e cuidados. 
É urgente uma consciência colectiva e intervenção das entidades ligadas à floresta e agricultura para ajudar a ordenar, limpar e cuidar, pois é impossível fazê-lo para a maioria das pessoas.
Uma floresta ordenada e bem tratada é o garante de que haverá mais absorção de dióxido de carbono e libertação de oxigénio vital a todos os seres humanos. 
Não sendo especialista na matéria, acredito que o incremento de espécies autóctones, a plantação de cada espécie separada por largos caminhos reforçará a defesa das serras e das populações em caso de incêndio.
Prevenirá também a rosão dos solos e é bem possível que se faça sentir uma boa influência na queda de chuva, regulação dos ventos e ondas de calor.  
É triste e profundamente revoltante que mesmo depois de tantas vítimas mortais em graves incêndios, pouco ou nada se tenha feito neste território tão mártir e ano após ano tudo se repita. 
Pelo contrário, delapida-se cada vez mais a terra, agora também com culturas intensivas de toda a espécie, algumas consumidoras de água que não temos, tornando as regiões mais áridas e secas, em vez de se privilegiarem as culturas tradicionais e de melhor sustentabilidade.  
É assim que também nós estamos a contribuir, e muito, para o aquecimento global, porque não cuidamos como deve ser da "nossa" pequena casa comum.
Vamos trilhando um caminho perigoso que não sei onde nos levará... Parece que só resta mesmo rezar!