"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

MERCADO DE LEIRIA

O Mercado Santana, ou Mercado de Sant'Ana, é um edifício localizado no centro da cidade de Leiria, Foi criado para albergar o Mercado Municipal, mas desde 2002 é utilizado como centro cultural. 
Neste fim-de-semana a "cultura" era de doces, flores e alguns produtos regionais, mas estava interessante e a doçaria fazia crescer água na boca!
 Aqui ficam imagens de algumas das montras vistosas e apetecíveis, com uma panóplia de doces que faziam quebrar qualquer dieta e esquecer todos os malefícios do açúcar. 
Mas como também não é todos os dias que se está num local assim, como diz o ditado: "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe"!

CURIOSIDADES DA CIDADE DE LEIRIA

DE COSTAS... Foi assim que pintou o artista a dama, talvez para ela não ver esta parte da cidade tão pouco cuidada, sem gente nas ruas e provavelmente também nas casas. 
O PASTOR PEREGRINO
Francisco Rodrigues Lobo (1575-1621) nasceu na zona de Leiria. Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Leis. É considerado um dos mais importantes discípulos de Camões. E é interessante saber que ambos escreveram o poema que todos conhecemos: "Descalça vai para fonte"... Saiba como isso foi possível em
Abandono é o que se oferece dizer dos Serviços Florestais. E ao olhar para estas instalações assim, penso que só pode ser esta a razão para terem deixado arder o pinhal de Leiria!😟
OBRA DE ARTE, sem dúvida! E, quando olho para estas maravilhas, fico a pensar onde foi que nos perdemos... para depois se fazerem edifícios tão feios.😥
Uma praceta com edifícios de traça antiga, simples mas muito bonita, razoavelmente preservados e mostram como havia uma arquitectura que se tivesse sido seguida a cidade teria outra beleza e valor.
Homenagem ao sinaleiro. Uma profissão que praticamente já não existe, mas que durante décadas foi imprescindível para que o trânsito nas cidades fluísse sem problemas.
Alguém que não gostou que escrevessem polícia na placa do sinaleiro decidiu deixá-la assim marcada… Mas, na verdade, os sinaleiros eram polícias!

terça-feira, 29 de outubro de 2019

EÇA DE QUEIROZ, EM LEIRIA

O grande escritor Eça de Queiroz foi Administrador do Concelho de Leiria. Morou nesta rua e tinha por cima da tipografia o seu gabinete de trabalho.
Na casa que a imagem infra mostra casa, onde estava a  Pharmácia Leonardo Paiva, reunia a tertúlia sempre que Eça estava na cidade.
Um património lindíssimo, no Largo da Sé de Leiria, que dada a sua importância merecia outra conservação. Mas infelizmente é comum a todas as nossas cidades, que as casas onde viveram vultos das artes e da cultura estejam assim ostracizadas.

CIDADE DE LEIRIA

A chuva não deixou margem para grande passeio. Mas, na verdade, também foi com alguma desilusão que vi esta parte antiga da cidade vazia, num sábado de tarde. Apenas no pequeno mercado onde decorria uma mostra de doçaria se via gente. 

O património arquitectónico da cidade, onde alguns bons exemplos preservados como este da foto são poucos, o que é uma pena. Pois, na maior parte das ruas e ruelas estreitinhas, as bonitas casas antigas estão vazias e degradadas, o que me deixou uma grande tristeza e amargura por ver este património único não ser devidamente restaurado e aproveitado. 
É, mais uma vez, a constatação da falta de planeamento urbanístico que grassa na parte antiga de quase todas as cidades portuguesas, que deixaram "fugir" os moradores para a periferia e não encontram agora soluções para inverter essa situação. Quando as encontram, passam pelo turismo de massas, com as consequências negativas que traz, pois o que faz é continuar a "despejar" os poucos resistentes. 
A parte antiga de Leiria, guardada pelo seu castelo que de momento se encontra em obras, merece melhor sorte e atenção da parte do urbanismo e que se preserve o pouco que ainda resta. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

domingo, 27 de outubro de 2019

SÉ CATEDRAL DE LEIRIA

A construção da Sé teve início em 1546, segundo um projecto do arquitecto Afonso Álvares, que optou pelo estilo maneirista para o exterior, conservando um interior harmonioso com três naves da mesma altura, de inspiração renascentista tardia
A igreja foi consagrada apenas em 1574, quando ainda não tinha sacristia, nem outras dependências. Nos séculos seguintes foram efectuadas algumas alterações graças à acção episcopal. 
Ostentando uma arquitectura sóbria, de estilo barroco e maneirista, a Sé de Leiria tem algumas semelhanças com as de Portalegre e Miranda do Douro e ostenta ainda alguns vestígios da herança gótica. 
 Fonte: Internet

sábado, 26 de outubro de 2019

ANDAR A HORAS

É o que convém, e esta madrugada vamos entrar na hora de Inverno, por isso é necessário atrasar o relógio 60 minutos.
Aqui está um bom motivo para olhar o relógio e, já agora, também para alguns edifícios emblemáticos que ostentam lá no cimo os seus belos relógios. 
E é o caso da Torre dos Clérigos, da Câmara do Porto, da Igreja de Lapa ou da Igreja da minha aldeia. Bons motivos para andar de olhos no ar! 

terça-feira, 22 de outubro de 2019

JOÃO PAULO II - Homenagem ao Papa que agora é Santo, e se festeja neste dia.

Jovial, sereno, interior, afável,
Olhos no Céu, pés caminhando,
Alma de Apóstolo incansável,
O mundo abraças, em Fé, orando.

Palavras de Esperança ao mundo gritas:
Amor, Justiça, Paz, Perdão.
Unir os homens todos nas conquistas,
Libertá-los dos grilhões da escravidão.

O teu rosto de Pontífice, eleito,
Semeado de rugas, inda novo,
Encerra poemas de dor e pleito
Gritando mágoas do teu próprio povo.

Unidos a ti, sempre estaremos,
Nós, jovens todos, de Portugal;
Dá-nos tua bênção e venceremos
O dia, a treva, a cruz, até final.

Farol de Luz Eterna no finito humano,
Avanças, sem medo, cantando um hino,
Trazendo ao «peito ilustre lusitano»:
Indulgências, no bordão de peregrino,
Magnificência, no cortejo soberano,
A Maria que deu vida ao teu destino.

Pe. António Pinto da Silva
Escritas de Penamacor

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CARACOLEIRO - Feijoeiro de Jardim

O universo das flores é imenso e, por isso, de vez em quando encontro mais alguma que ainda não conhecia e me deixa fascinada. Assim aconteceu com esta que é lindíssima. 
Pesquisando na Internet encontro o nome CARACOLEIRO na Infopédia da Porto Editora - BOTÂNICA (Vigna caracalla) planta trepadeira, da família das Leguminosas, nativa da América do Sul, de flores aromáticas, helicoidais, de grande efeito ornamental. 
Não há muita informação sobre este 'Caracoleiro', que em alguns blogues se diz ter esse nome porque as flores se enrolam e são espiraladas....
Há ainda quem diga que pela semelhança da folha com a do feijoeiro, a planta passou a ser conhecida como "feijoeiro de jardim". 
É interessante também ver que as flores se apresentam de várias cores no mesmo cacho e, para além de bonitas, são delicadas e efectivamente muito perfumadas.
Gostava de um dia ter no meu pequeno jardim esta verdadeira preciosidade. Vamos a ver se a planta fotografada dará fruto e a dona dela aceder ao meu pedido de partilhar a semente. Se isso acontecer, com toda a certeza chegará ao Centro do Universo!