"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

terça-feira, 29 de outubro de 2019

CIDADE DE LEIRIA

A chuva não deixou margem para grande passeio. Mas, na verdade, também foi com alguma desilusão que vi esta parte antiga da cidade vazia, num sábado de tarde. Apenas no pequeno mercado onde decorria uma mostra de doçaria se via gente. 

O património arquitectónico da cidade, onde alguns bons exemplos preservados como este da foto são poucos, o que é uma pena. Pois, na maior parte das ruas e ruelas estreitinhas, as bonitas casas antigas estão vazias e degradadas, o que me deixou uma grande tristeza e amargura por ver este património único não ser devidamente restaurado e aproveitado. 
É, mais uma vez, a constatação da falta de planeamento urbanístico que grassa na parte antiga de quase todas as cidades portuguesas, que deixaram "fugir" os moradores para a periferia e não encontram agora soluções para inverter essa situação. Quando as encontram, passam pelo turismo de massas, com as consequências negativas que traz, pois o que faz é continuar a "despejar" os poucos resistentes. 
A parte antiga de Leiria, guardada pelo seu castelo que de momento se encontra em obras, merece melhor sorte e atenção da parte do urbanismo e que se preserve o pouco que ainda resta. 

Sem comentários: