segunda-feira, 3 de março de 2025

A BELEZA E ELEGÂNCIA DAS TULIPAS

"A tulipa é a flor oficial da Holanda para onde foi levada no século XVI pelo botânico Conrad Von Gesner, mas é  originária da Turquia e deve o seu nome à palavra turco-otomana “Tulbend” - que significa “turbante” - adereço usado polos homens turcos por ter sua forma muito semelhante ao turbante."
"As Tulipas são flores ornamentais do gênero de plantas liliáceas, formadas por uma única flor em cada haste, com folhas alongadas, apresentando seis pétalas ou na forma com pétala dobradas, podendo atingir de 30 a 60 cm de altura."
"As tulipas adaptam-se facilmente ao clima frio e crescem a partir de um bolbo que produz floração única durante o ano, no início da primavera." 
"Existem tulipas de diversas cores, resultado de sucessivos cruzamentos entre elas. A tulipa negra, a mais difícil de cultivar,  ainda apresenta tons de azul e vermelho muito densos. 
"As tulipas simbolizam um coração fiel e aberto a Deus, mas também a fugacidade dos luxos mundanos. As tulipas são usadas para expressar uma gama de emoções e intenções. As tulipas brancas são indicadas para quem quer pedir desculpas a alguém. Pelo significado espiritual, a tulipa remete ao amor e à leveza da alma."
"Cada cor de tulipa têm um significado atribuído. Tulipa vermelha: significa amor verdadeiro e eterno. Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo. Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade. Tulipa branca: significa perdão. Tulipa laranja: vitalidade e vigor. Tulipa negra: elegância e sofisticação."
Para além de todos os atributos que a tulipa apresenta e foram atrás descritos por textos que se encontram na internet, eu direi ainda que é uma flor muito elegante, duradora, fecha com o anoitecer e volta a abrir com a luz do dia e mais depressa abre se o sol a vier beijar. Um jardim com tulipas é de uma beleza única. Por isso, com elas, vou continuar a homenagear minha MÃE!

Sem comentários: