É o nome das pedras empilhadas que está na moda deixar por todo o lado nas serras mas também em praias. E porque o povo anda sempre atrás de modas, já encheu de montinhos a zona da Torre, na Serra da Estrela, dizendo que é uma forma de cada um - ou em família - deixar uma marca da sua passagem...!!
Os seres humanos que continuam a ter tão pouco respeito pela natureza, e deixam nela tantas marcas negativas, fará algum sentido deixar mais esta, só por diversão? Imaginemos milhões de pessoas a passar por aqui a deixar "a sua marca", daqui por 10 anos haverá onde pôr os pés?
E não faz mesmo sentido, pois descobri que: "os "malhões" ou "mariolas", são marcos de sinalização de trilhos, com origem bem antiga no pastoreio ancestral, e que hoje servem também para complementar as marcas da rede de percursos pedestres e indicar outros trilhos que não dispõem dessas marcas. " Luís Nunes
"Para quem explora a montanha, um único malhão no sítio certo faz a diferença entre continuar no trilho correcto e seguro, ou perder-se por o que podem ser quilómetros e/ou horas de caminhada, com os riscos que daí advenham." Luís Nunes
Assim, reflectindo nas palavras acima descritas, e ainda que por enquanto estes "marcos" não façam aqui grande mossa, o mais acertado é mesmo deixar as pedras onde elas estão e não andar a "inventar". A natureza e eu agradecemos!
Sem comentários:
Enviar um comentário