"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

domingo, 9 de setembro de 2018

NOSSA SENHORA DO AR

Celebrou-se ontem o nascimento de Maria, mãe de Jesus, e que conhecemos também por Nossa Senhora. 
São inúmeros os títulos dados a Maria que vêm da devoção mariana, e alguns pouco falados ou conhecidos. Por isso, e bem a propósito, aqui fica para os que não conhecem, a Nossa Senhora do Ar que está na Serra da Estrela.
A Capela dedicada a Nossa Senhora do Ar foi mandada construir, em 1962, pela Força Aérea Portuguesa, quando edificou no ponto mais alto da Serra da Estrela, duas torres radar para a Esquadra 13 do Grupo de Detecção Alerta e Conduta de Intercepção.
Embora a padroeira universal da aviação seja a Nossa Senhora do Loreto, de origem italiana, a devoção a Nossa Senhora do Ar nasceu em Portugal em 1924, e levou a que fosse entronizada como padroeira da Força Aérea Portuguesa, o que foi ratificado por Breve do Papa João XXIII, “Aligera Cymba”, de 15 de janeiro de 1960. A nova padroeira da Força Aérea Portuguesa, foi entronizada na Capela da Torre, a 18 de Agosto de 1962, pelo bispo da Guarda, Dom Policarpo da Costa Vaz.
Dez anos depois a Força Aérea levou a Nossa Senhora do Ar para Lisboa e deixou de utilizar estas instalações, que passaram para o turismo local, mas sem grande resultado, pois a Capela foi abandonada, vandalizada, esteve fechada dezenas de anos o que também originou o desaparecimento de imagens e de peças de paramentaria.
Em 2007, a Turistrela recupera a Capela, que é entregue à Diocese da Guarda, cujo Bispo Manuel da Rocha Felício, presidiu à inauguração das obras de restauro, tendo sido nomeado um responsável pelas liturgias ali celebradas, principalmente ao domingo.
No passado dia 25 de Julho, uma nova etapa, a Força Aérea Portuguesa, numa cerimónia simbólica, devolveu a imagem de Nossa senhora do Ar à pequena Capela da Torre, quase 50 anos depois.
Na ocasião foi anunciada, por decreto episcopal, a Comissão de Administração da Capela, que é presidida pelo pároco de Alvoco da Serra, no arciprestado de Seia.
Quando visitar a Serra da Estrela, entre na Capela mesmo que por breves instantes... E, ao sair, contemple a paisagem do mais belo santuário que Deus criou para todos!
Fontes: Santuários Marianos, Agência Ecclesia
Blogue: ideiaspoligraficas

Sem comentários: