quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

HOMENAGEM DE AMIZADE E SAUDADE À TI CONCEIÇÃO DO CARMO

Estes dias são de profunda tristeza e fazem lembrar as palavras dos mais antigos, quando diziam que o cair da folha não era muito bom para os mais velhos. E, de facto, assim tem sido porque mais uma senhora linda, simpática e de sorriso afável partiu para a morada eterna. 
A Ti Conceição também era da minha família, e Deus concedeu-lhe chegar até à bonita idade de 98 anos, que viveu de forma bastante autónoma até ao passado mês de Outubro.
A ela me ligam vivências familiares e de férias na sua casa em Angola, na Jamba, na companhia das suas filhas e filhos.
Anos mais tarde tive o privilégio de a ter conseguido convencer a viajar com as filhas, para estarem no meu casamento em Nova Lisboa, Huambo, em que a fotografia a preto e branco é recordação desse dia.
Depois, se a minha vida deu mil e uma voltas a dela não deu menos... e os nossos caminhos não se cruzaram durante mais de 30 anos. Quando nos reencontramos foi uma festa! 
Nos últimos anos tenho estado com ela regularmente no Lar, recordando os bons tempos de outrora, e a tirar-lhe fotografias que ela não recusava, pois sabia que era a melhor forma de os filhos a verem e saberem que estava bem.
O seu maior desgosto era a idade estar a tirar-lhe a visão, o ouvido e a mobilidade, mas a mim impressionava-me a força desta senhora, as longas conversas que conseguia manter e o facto de não necessitar sequer de medicação que muitos de nós já não podem dispensar!
Às vezes, até dizia para a minha mãe e outras colegas que não tomassem nada que só lhes fazia mal!
Por isso, a sua partida foi de certa forma inesperada, triste e muito sentida. 
E assim vamos ficando mais pobres porque perdemos o nosso mais precioso património que são as pessoas. 
Vou ter muitas saudades da Ti Conceição e das nossas conversas, por isso aqui lhe deixo a minha homenagem simples, mas de muito carinho amizade e gratidão.

Um dia, no céu, voltaremos a encontrar-nos.

Até lá, Ti Conceição!💗

Sem comentários: