segunda-feira, 12 de julho de 2021

FUTEBÓIS - Itália Campeã da Europa

Hoje, mesmo sendo não ligada ao futebol, dele pouco ou nada percebendo e achar que acontece tanta coisa à volta deste desporto que nada abona em seu favor e transcende o meu entendimento, é incontornável que não fale da justa vitória de Itália, sucessora de Portugal como campeã da Europa. 
Não estando Portugal já em competição a minha preferência seria sempre para a Itália, mesmo que a ela não me ligassem laços afectivos como hoje acontece. Pois a Itália povoou o meu imaginário desde cedo, e era dos poucos países da Europa que tinha vontade conhecer, um dia, se pudesse. 
E, porque a vida, às vezes nos reserva muitas e boas surpresas, o desejo ou sonho de conhecer um pouco de Itália concretizou-se! De tudo o que já me foi dado visitar nada me desiludiu, bem pelo contrário!
A bandeira italiana, nas suas cores verde, branca e vermelha deve esvoaçar em cidades, vilas e aldeias onde naturalmente se faz festa, embora as condições sanitárias da Covid-19, o não aconselhassem... mas… é o futebol… claro!
Mesmo não concordando com estes exageros, não quero deixar de prestar minha homenagem, e faço-o com imagens da paisagem verde, do lago Iseo e do belo céu azul que o cobre e pela primeira vi ao pisar solo italiano. 
Que nestes tempos conturbados esse céu seja o escudo protector para todo o povo e a sua “squadra azzurra”, para que possam celebrar a conquista da taça que lhes dá o titulo de campões da Europa. 
Parabéns, Itália! 

Sem comentários: