segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

ENTRE PENAMACOR E O SABUGAL

Há viagens que acontecem sem que as tenhamos previsto, às vezes por circunstâncias bem tristes como foi o caso, e me fizeram voltar a uma estrada onde outrora passei vezes sem conta. Há quanto tempo aqui não passava e, confesso, já tinha saudades!
Estrada que liga Penamacor ao Sabugal e onde há melhorias visíveis em alguns locais, ainda bem! Constato que, sem dúvida, continua a ser uma das mais bem conservadas estradas onde tenho passado na região das Beiras.
A paisagem a revela-nos um pouco da Reserva Natural da Serra da Malcata. Todavia, os eucaliptos também estão a tomar conta desta serra e não sei se os Linces apreciarão esta mudança que me parece estar a dizimar as estevas. Eu não gosto! Faz-me falta ver a bela flor da esteba e sentir o seu aroma.
Felizmente, aqui e ali, vão pontuando alguns locais com bonitos pinheiros mansos que fazem a diferença e me dão esperança de que ainda há algum bom senso. 
Ainda não foi desta que o carro me levou à barragem do Meimão, onde existe uma Zona Balnear que possibilita todas as práticas balneares, para além de se poder optar por passeios de bicicleta, caminhadas ao ar livre ou pernoitar em bungalows.
E, quando numa curva da estrada olho para alguns dos belos exemplares de sobreiro e noutros lados subsistem alguns carvalhos que vão resistindo e se erguem imponentes sob o céu azul deste Inverno atípico, sinto que nem tudo está perdido em termos de floresta autóctone e, obviamente, fico muito feliz com isso.

Sem comentários: