"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

segunda-feira, 25 de abril de 2022

25 DE ABRIL

Abril
De novas águas
Que escorrem pelas fragas,
Alimentam cascatas,
Levadas e rios.
Revoltas, levam escolhos
Dos nossos caminhos,
Livrando-nos dos dias 
Longos, gelados e sombrios.

Abril
Primeiro e inteiro
De cravos a florir.
Fizeste história,
Deixas-te memória
Em manhã de claridade,
Com a multidão em festa
A cantar na rua, sem medo, 
Viva a LIBERDADE!

Abril
Para não esquecer,
E ajudar a cumprir.
Para que se possa sempre dizer
Na mais bela prosa ou poesia
Com renovado alento
Que somos livres de viver
Sem amarras, 
E nenhum constrangimento.

MM
Abril 2022

terça-feira, 19 de abril de 2022

CAMÉLIAS QUE SÃO PAIXÃO

Por que é sempre bom saber e há quem saiba muito mais de camélias do que eu, hoje vou deixar estas imagens emolduradas com partes de um texto um interessante, que vale a pena ler e encontrei em https://www.noticiasdejardim.com/dicas/camelia-vermelha/ referente de camélias vermelhas.
"A camélia vermelha representa sentimentos profundos e viscerais, é uma flor que evoca paixão e relacionamentos nos quais existe um componente emocional e erótico e simboliza a disponibilidade para enfrentar sacrifícios e sacrifícios por amor.
A conformação da camélia é muito cheia e pode ser associada a determinadas pessoas que seguem direto no seu caminho sem serem impedidas por nada: é uma flor adequada, portanto, para aqueles que buscam o sucesso, indivíduos cuja única falha talvez seja a rigidez excessiva e talvez uma pouco orgulho.
Também a camélia vermelha representa sentimentos constantes, que não vacilam, um amor maduro capaz de sobreviver às adversidades. É um presente adequado para dar a uma pessoa especial, mas distante no sentido geográfico, como um símbolo de sentimentos profundos e imutáveis: doar uma camélia vermelha é uma maneira doce de dizer a alguém que a distância não cancela laços especiais.
É uma planta de origem oriental, uma característica interessante da camélia é que as pétalas não se desprendem da flor gradualmente à medida que ela murcha, quando a flor murcha completamente se desprende de todo o ramo; é por esta peculiaridade bastante rara que as camélias foram associadas, ao longo dos séculos e em diferentes áreas geográficas, mais ou menos sempre os mesmos significados: perseverança, devoção, apego, coerência e na esfera sentimental união eterna; é comumente usado na composição de buquês de casamento como um desejo propício para o casal.
É também considerada uma planta que traz boa sorte, precisamente porque está ligada ao sucesso, à força de espírito e à solidez de espírito: doar uma camélia é uma verdadeira declaração de admiração e estima.
As folhas da camélia eram usadas na China para fazer chá, a planta foi importada por um missionário jesuíta especialista em botânica entre o final dos anos 1600 e o início dos anos 1700: seu nome era Georg Joseph Kamel. As cores possíveis da flor são branco, rosa e vermelho.
A primeira camélia que chegou à Itália foi alojada nos esplêndidos jardins do Palácio Real de Caserta em 1760. Em 1800 a planta ficou na moda para decorar os vestidos das senhoras, mas depois espalhou-se a superstição de que as mulheres que usavam camélias para enriquecer seus penteados de o cabelo teria dificuldade em dar à luz.
Na cultura budista, esta flor está associada à imortalidade por ser uma planta particularmente robusta e de vida longa, enquanto na tradição chinesa a camélia é um símbolo de refinamento e simetria.
A obra mais famosa sobre camélia é certamente o romance de Alexandre Dumas “A senhora das camélias”, esta flor também foi homenageada por Coco Chanel que escolheu a camélia como símbolo para a sua grife e como decoração recorrente para as suas colecções. "
Para terminar, direi por palavras minhas, que em Portugal ao longo dos anos se foi dando cada vez mais importância às camélias, havendo hoje festas, exposições e quintas de portas abertas que mostram variedades cada vez mais exóticas, para além de também estar em crescimento a própria cultura do chá!
No Sobral, as camélias vão colorindo cada vez mais ruas e travessas dando um belo efeito em todos os lados. Porém, o contraste com as paredes do xisto é perfeito e uma aposta ganha! 

segunda-feira, 18 de abril de 2022

"CHUVA" DE CAMÉLIAS

Flores tão belas, 
as camélias!
A reflectir luz e cor, 
em tons de amor!
Sempre me espantam
 e encantam.
Em cada lugar 
e em todas as Primaveras!

domingo, 17 de abril de 2022

NA MADRUGADA DA RESSUREIÇÃO

Depois de dois anos em que a contingência da epidemia da Covid-19 também nos retirou a presença da Cruz e da boa notícia da Ressurreição de casa em casa - costume bonito e ainda enraizado na zona norte de Portugal - este ano tivemos a graça de receber a Cruz!
E, foi com grande e renovada alegria que recebemos este belo anúncio da Ressurreição de Jesus! A vida venceu a morte! Ele está vivo e no meio de nós! Aleluia!
Todos com máscaras, como foi recomendado e porque ainda não pode ser de outra forma e também sem beijo na cruz, mas isso não impediu a beleza do momento de ORAÇÃO e da BÊNÇÃO, que encheu os nossos corações de alegria! Aleluia!

FLORES QUE ANUNCIAM A PÁSCOA

Na manhã da esperança 
De alegria e LUZ!
A natureza em festa
Na Ressurreição de Jesus! 
Aleluia! Aleluia! 

sexta-feira, 15 de abril de 2022

CANTARINHAS DA SERRA

Flores da serrania que em Fevereiro 
começam a despontar 
Brotam da terra mas, às vezes,
também do interior da pedra.
Chamamos-lhe cantarinhas.
São belas e amarelas!
Que no próximo ano eu as possa ver 
e fotografar com a qualidade que merecem.  

terça-feira, 12 de abril de 2022

ESSÊNCIA DE PERFEIÇÃO

Flor lindíssima e aparentemente delicada, mas é resistente, pois rebenta da terra xistosa e dura das nossas serra entre Março e Abril.
Nem sempre se consegue ver, pois a vegetação densa encobre este maravilhoso tesouro que na minha aldeia dá pelo nome RAPOSINHO.  
Muito antes da "moda" dos chefes de cozinha tornarem popular nas suas criações de culinária flores comestíveis, na nossa aldeia, todas as crianças da minha geração e das anteriores flores sendo o SUGA-MEL, sem dúvida, a mais apreciada. 
É a natureza a dar-nos a sua beleza na essência da perfeição destas flores e de outras que vou descobrindo. Maravilhas! 

sábado, 9 de abril de 2022

OLHARES DE ENCANTAR

Um campo que se veste de flores.

Um ribeiro de água que passa a cantar.

Um sino que toca as trindades. 
Uma aldeia abraçada pela serra. 
É a minha terra!

quarta-feira, 6 de abril de 2022

NO REINO DO AMARELO

Nas minhas andanças encontrei esta planta cheia de flores lindíssimas e muito semelhantes às do hipericão, cujos chás são muito conhecidos. Mas não me foi possível fazer a confirmação se realmente se tratava da dita planta. 
Assim, resta-me dizer, que estas flores amarelas contrastando com o céu azul pintam de mais beleza esta agradável  Primavera! 

terça-feira, 5 de abril de 2022

A OUTRA COR DAS GIESTAS

(Cytisus striatus) é, ao que dizem, a giesta amarela. E, depois da fina flor da giesta branca, não podia faltar flor a da giesta amarela, do giestal que desponta em todas as áreas que os incêndios vão visitando. 
Já sabemos que as giestas têm toxicidade, mas lembro-me de em criança ver as cabras a comer os rebentos e as flores. Provavelmente sabem dosear a quantidade que devem ingerir, pois nunca ouvi dizer que alguma tenha morrido envenenada. 
As nossas amigas abelhas, equilibristas da natureza, não rejeitam poisar nas flores de giesta, delas sugar o pólen que enriquece o mel por elas produzido e nos delicia. 
No Norte de Portugal é tradição que no dia 1º de Maio, portas e janelas de casas ou dos currais dos animais sejam enfeitadas com ramos de giestas amarelas, “contra o carrapato”, conhecido por mau-olhado, e ainda "para que haja fartura"!...
Esta flor, maior que a da giesta branca, para além do seu intenso colorido tem ainda um aroma muito acentuado que perfuma todos os caminhos onde as encontramos.