Por que é sempre bom saber e há quem saiba muito mais de camélias do que eu, hoje vou deixar estas imagens emolduradas com partes de um texto um interessante, que vale a pena ler e encontrei em
https://www.noticiasdejardim.com/dicas/camelia-vermelha/ referente de camélias vermelhas.
"A camélia vermelha representa sentimentos profundos e viscerais, é uma flor que evoca paixão e relacionamentos nos quais existe um componente emocional e erótico e simboliza a disponibilidade para enfrentar sacrifícios e sacrifícios por amor.
A conformação da camélia é muito cheia e pode ser associada a determinadas pessoas que seguem direto no seu caminho sem serem impedidas por nada: é uma flor adequada, portanto, para aqueles que buscam o sucesso, indivíduos cuja única falha talvez seja a rigidez excessiva e talvez uma pouco orgulho.
Também a camélia vermelha representa sentimentos constantes, que não vacilam, um amor maduro capaz de sobreviver às adversidades. É um presente adequado para dar a uma pessoa especial, mas distante no sentido geográfico, como um símbolo de sentimentos profundos e imutáveis: doar uma camélia vermelha é uma maneira doce de dizer a alguém que a distância não cancela laços especiais.
É uma planta de origem oriental, uma característica interessante da camélia é que as pétalas não se desprendem da flor gradualmente à medida que ela murcha, quando a flor murcha completamente se desprende de todo o ramo; é por esta peculiaridade bastante rara que as camélias foram associadas, ao longo dos séculos e em diferentes áreas geográficas, mais ou menos sempre os mesmos significados: perseverança, devoção, apego, coerência e na esfera sentimental união eterna; é comumente usado na composição de buquês de casamento como um desejo propício para o casal.
É também considerada uma planta que traz boa sorte, precisamente porque está ligada ao sucesso, à força de espírito e à solidez de espírito: doar uma camélia é uma verdadeira declaração de admiração e estima.
As folhas da camélia eram usadas na China para fazer chá, a planta foi importada por um missionário jesuíta especialista em botânica entre o final dos anos 1600 e o início dos anos 1700: seu nome era Georg Joseph Kamel. As cores possíveis da flor são branco, rosa e vermelho.
A primeira camélia que chegou à Itália foi alojada nos esplêndidos jardins do Palácio Real de Caserta em 1760. Em 1800 a planta ficou na moda para decorar os vestidos das senhoras, mas depois espalhou-se a superstição de que as mulheres que usavam camélias para enriquecer seus penteados de o cabelo teria dificuldade em dar à luz.
Na cultura budista, esta flor está associada à imortalidade por ser uma planta particularmente robusta e de vida longa, enquanto na tradição chinesa a camélia é um símbolo de refinamento e simetria.
A obra mais famosa sobre camélia é certamente o romance de Alexandre Dumas “A senhora das camélias”, esta flor também foi homenageada por Coco Chanel que escolheu a camélia como símbolo para a sua grife e como decoração recorrente para as suas colecções. "
Para terminar, direi por palavras minhas, que em Portugal ao longo dos anos se foi dando cada vez mais importância às camélias, havendo hoje festas, exposições e quintas de portas abertas que mostram variedades cada vez mais exóticas, para além de também estar em crescimento a própria cultura do chá!
No Sobral, as camélias vão colorindo cada vez mais ruas e travessas dando um belo efeito em todos os lados. Porém, o contraste com as paredes do xisto é perfeito e uma aposta ganha!