"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

domingo, 25 de dezembro de 2022

FIQUEMOS EM SILÊNCIO


Fiquemos silencio;
Sem o tempo contar
E junto do Presépio
De joelho a rezar

Por quem não tem Natal
Nem sabe o que isso é...
Pelos que sofrem e morrem 
Sem amor, esperança e fé. 

Pelos condenados
Ao ostracismo e solidão.
Pelos que procuram casa,
Família, trabalho e pão.

Pelos que sofrem
Os horrores da guerra.
De dignidade despojados
E até da própria terra.

Pelos doentes sem cura,
Que vivem na incerteza
E não sentem cada dia
Como sendo uma riqueza.

Por todas as crianças
Abandonadas e maltratadas.
Vozes que imploram e gritam,
E pela humanidade descartadas. 

Pelos mais idosos
Que aos filhos deram tanto,
Hoje se veem sozinhos,
Amargurados, chorosos, num canto. 

Fiquemos em silêncio…
Seja o Natal em oração
E pedindo ao Deus Menino
Que dê aos homens coração. 

MM
Dez 2022

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

SANTO E FELIZ NATAL A TODA A FAMÍLIA E AMIGOS

JESUS MENINO 

Meu lindo Jesus Menino
Que no berço estás deitado
Junto de Maria e José
E de palhinhas rodeado

A estrela pousada brilha
Para o caminho alumiar
Aos pastores, pobres e magos
E a quem se quiser salvar

É no Presépio que está
Para o mundo a salvação
Assim o queiram os homens
Do fundo do coração

Jesus vai nascer
Tudo em redor se ilumine
E vou pedir em oração
Que o Natal nunca termine

MM
Dez 2022

PRESÉPIO 2022 🌟🌟

Como não podia deixar de ser aqui está o Presépio maior da casa! Anualmente construído com as mesmas figuras, mas dispostas de maneira diferente, feito com o mesmo espírito de amor, paz e esperança.
Importa que a tradição se cumpra, mas o que é verdadeiramente essencial é estar com a família, olhar pelos que nos rodeiam e estar atentos às suas necessidades. 
Que não seja só beleza nos arranjos, nas roupas e nas prendas, mas que se abrace o verdadeiro espírito do Presépio em AMOR e FRATERNIDADE, pois só assim poderemos dizer: Santo e Feliz Natal!  

NÃO HÁ NATAL SEM PRESÉPIO

E este ano foi-me oferecido o primeiro que aqui vemos! Quando o vi fiquei deveras emocionada e encantada com tanta beleza e ternura que estas doces figurinhas parecem transmitir.
E, não sei porquê, este belo Presépio remete-me para a minha infância quando olhava pela janela e achava que Nossa Senhora, S. José e o Menino iam aparecer do outro lado, pelas veredas que desciam da serra trazendo consigo o burrinho e a vaquinha. Aqui estão ovelhinhas, bem a propósito, pois a sua lã fofa pode muito bem aquecer Menino! 
Gosto muito de presépios e tenho tido o privilégio de me oferecerem alguns dos mais originais que tenho, como também é este da foto acima. 
Outros vou comprando, e estou a pensar seriamente em continuar, para poder dizer um dia que tenho uma colecção!  
Há presépio feitos nos mais diversos materiais, e ganham força os que são feitos em moldes artesanais e marcam a diferença pela positiva.
Este talvez seja o Presépio "mais rico" que me ofereceram, pelo material em que é feito, mas sem dúvida que também é muito bonito!
Maiores ou mais pequenos, em madeira, mármore, barro, pedra de xisto e outros materiais que não sei identificar, a verdade é que gosto de todos!
Quem sabe, talvez um dia ainda consiga reunir um número apreciável para fazer uma exposição, que será de certeza na minha aldeia. 
Enquanto espero, vou apreciando os belos presépios com que enfeito a casa nesta altura do ano, e pode ser que no sapatinho apareça mais algum! 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

ESPÍRITO DE NATAL 🙏🌟🌟🌟

Que nunca nos falte para rezar por todos os que nos são queridos, lembrá-los com muitas saudades e fazer pequenas coisas que eram habituais quando estávamos juntos a festejar.
E, ainda que possa acontecer a casa ficar vazia, o espírito de amor ficará a pairar, sempre! 

domingo, 18 de dezembro de 2022

A CAMINHO DO NATAL

Semana a semana
É esperar para acolher
O verbo que será carne
No Messias que vai nascer.

É também um tempo único
De lembrar outros Natais
Sem enfeites nem Presépio
Mas de animais nos currais.

Hoje subo estes degraus
Não esqueço onde nasci
Acendendo mais uma luz
E lembro o que aqui vivi.

Elevo ao céu uma prece
A luz brilha e alumia
Sinto o sopro dos meus avós
Que aqui viveram um dia!

E enquanto eu viver
O Natal estará presente
Embrulhado em emoções
Nesta casa, é ciente!

MM
2022

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

ROSAS EM DEZEMBRO

 
Há rosas na minha aldeia
Em Tempo de Advento.
Hei-de levá-las ao Menino,
No seu Santo Nascimento.

De pétalas tão delicadas
Vão o Presépio perfumar
E até na nossa Igreja
O aroma se vai espalhar.

E todos os que se abeirem
Deste Presépio de rosas,
Sem mancha renascerão
De almas limpas, generosas.

MM
Dez 2022

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

SOBRAL: RAINHA DO NATAL

É uma ideia! E por algum lado tinha que começar! Quem sabe, pode ser que ganhe popularidade e haja gente com vontade de, nos próximos anos, a ir "agarrando" e que todas as casas, ou pelo menos uma grande parte delas sejam participantes neste projecto. 
A configuração privilegiada de Sobral de S. Miguel, que parece já uma Aldeia Presépio, tona-a apelativa a que se possa juntar às tradições já existentes esta de enfeitar portas, janelas, varandas e ruas, tendo como motivo principal coroas. 
Se em cada largo e junto das casas se construírem Presépios, e se for depois engalanado tudo com arte, beleza, mas principalmente simplicidade e usando sempre materiais naturais, que a floresta e os campos nos oferecem, e ao longo do ano se forem juntando outros materiais que de outra forma iriam para o lixo, estaremos também a zelar pela causa ambiental.
Adorei esta minha primeira experiência em decorações natalícias exteriores e, se houver vida e saúde, é para continuar! 
Com vides, carquejas, e azinheira, cordas, fitas, imaginação, vontade e paciência, fica um bonito trabalho. Não digam que não!
E, ainda que por circunstâncias familiares não seja possível passar o Natal nas casas enfeitadas, isso não deve ser motivo para que não fiquem engalanadas.
Pode ser também uma forma de homenagem a quem a quem viveu e manter viva a memória de outros natais, em que não havia estas e outras coisas, mas havia muitas coisa boas que é bom recordar. 
Quando o fumo sai das chaminés a imaginação vai por aí fora e parece que até se sentem os aromas desses natais de outrora!
Que se faça Natal em qualquer lado, desde que seja com a família ou com quem mais ama e nós amamos, mas se pudermos também dar "nova vida" natalícia às nossas terras de origem, como é o caso, então faça-se!
E, se um dia o meu tio Pe. António Pinto da Silva, homenageou esta aldeia com: "Rico Sobral, ó que lindo és, /com a ribeira aos pés em murmuração!/  Rico Sobral, tu és graças gentil, / És rosa em Abril, / jardim no Verão.   
Sabendo que meu tio não se importaria, posso dizer agora que o Sobral é, todo ano, um belo roseiral. E em Dezembro é Presépio e Rainha do Natal! 

PRESÉPIO DE LUZ

Em contagem decrescente
para o nascimento de Jesus!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

A FONTE

Água da fonte
Que corre sem parar
Mata-me a sede no caminho
Para poder continuar

Refresca a minha face
Purifica-me o olhar
Inunda-me na torrente
Que meu pecado há-de lavar

Só então me abeirarei
Da Lapinha do Amor
E em humilde contrição
Beijarei Nosso Senhor

MM
Dez 2022

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

SAUDADE, MINHÃ MÃE ❤️

Sinto saudade infinita
De a sua voz escutar
E na face tão bonita
Ver o sorriso alargar

Os seus branquinhos cabelos
Que o lenço deixa de fora
De cuidados e desvelos
Queria enchê-los agora

Minha mãe, minha rainha
Meu eterno bem querer
Não há mãe como a minha
E só lhe quero agradecer

Neste dia que é da MÃE
E da Senhora da Conceição
Que ela lhe dê todo o bem
E a maior consolação

MM
Dez. 2022

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

PEDAÇOS DE ENCANTO NO "PORTUGAL ADENTRO"

Em Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital, onde o Outono mora em vestes multicolores e a dançar ao som da ribeira de Alvoco da Serra que banha esta bela lezíria, transformada em namorada perfeita da envolvente serrania.
Em 2018, publiquei algumas imagens tiradas depois de um incêndio que lavrou aqui e destruiu uma parte substância da floresta. Três ano depois, o verde é outra vez cor a destacar-se dando a este lugar privilegiado um encanto único!
Aldeia, serra, vale e ribeira fundem-se em perfeita harmonia e faz-me lembrar que o paraíso bem podia ser assim! Adoro este local, esta paisagem sempre bela seja qual for a estação do ano, onde gosto muito de parar, respirar e sentir-me abençoada por poder passar aqui!
Para quem desejar é possível ficar juntinho da ribeira, pois o casario que se vê do lado esquerdo da imagem é um alojamento denominado "Quinta da Moenda" que, dizem, oferece boas condições. Basta procurar os contactos na internet e certamente lá chegará.
Faça-se à estrada e, com cuidado e segurança, conheça e desfrute o que de melhor há em território beirão, mas também em Portugal inteiro. Temos um país que não fica atrás de nenhum outro em beleza, simpatia, conforto e gastronomia. 
Só precisamos de ter um bocadinho mais de orgulho no que é nosso e os poderes políticos darem ao interior o que ele merece em termos de melhores acessos rodoviários, rede de internet, cuidados de saúde básicos e outras necessidades gritantes que em pleno século XXI estão a ser ainda mais descuradas ou completamente retiradas.
O país não é, nem pode ser, só litoral, mas se não derem ao interior as condições que as pessoas precisam para lá se fixarem, escusam de fazer campanhas turísticas para o visitarem. Pois joias como esta, não tarda muitos anos, estarão desertas. E quem  produzirá depois os produtos característicos da região, preservará o património  e acolherá os viajantes?