sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

NÃO HÁ NATAL SEM PRESÉPIO

E este ano foi-me oferecido o primeiro que aqui vemos! Quando o vi fiquei deveras emocionada e encantada com tanta beleza e ternura que estas doces figurinhas parecem transmitir.
E, não sei porquê, este belo Presépio remete-me para a minha infância quando olhava pela janela e achava que Nossa Senhora, S. José e o Menino iam aparecer do outro lado, pelas veredas que desciam da serra trazendo consigo o burrinho e a vaquinha. Aqui estão ovelhinhas, bem a propósito, pois a sua lã fofa pode muito bem aquecer Menino! 
Gosto muito de presépios e tenho tido o privilégio de me oferecerem alguns dos mais originais que tenho, como também é este da foto acima. 
Outros vou comprando, e estou a pensar seriamente em continuar, para poder dizer um dia que tenho uma colecção!  
Há presépio feitos nos mais diversos materiais, e ganham força os que são feitos em moldes artesanais e marcam a diferença pela positiva.
Este talvez seja o Presépio "mais rico" que me ofereceram, pelo material em que é feito, mas sem dúvida que também é muito bonito!
Maiores ou mais pequenos, em madeira, mármore, barro, pedra de xisto e outros materiais que não sei identificar, a verdade é que gosto de todos!
Quem sabe, talvez um dia ainda consiga reunir um número apreciável para fazer uma exposição, que será de certeza na minha aldeia. 
Enquanto espero, vou apreciando os belos presépios com que enfeito a casa nesta altura do ano, e pode ser que no sapatinho apareça mais algum! 

Sem comentários: