É uma ideia! E por algum lado tinha que começar! Quem sabe, pode ser que ganhe popularidade e haja gente com vontade de, nos próximos anos, a ir "agarrando" e que todas as casas, ou pelo menos uma grande parte delas sejam participantes neste projecto.
A configuração privilegiada de Sobral de S. Miguel, que parece já uma Aldeia Presépio, tona-a apelativa a que se possa juntar às tradições já existentes esta de enfeitar portas, janelas, varandas e ruas, tendo como motivo principal coroas.
Se em cada largo e junto das casas se construírem Presépios, e se for depois engalanado tudo com arte, beleza, mas principalmente simplicidade e usando sempre materiais naturais, que a floresta e os campos nos oferecem, e ao longo do ano se forem juntando outros materiais que de outra forma iriam para o lixo, estaremos também a zelar pela causa ambiental.
Adorei esta minha primeira experiência em decorações natalícias exteriores e, se houver vida e saúde, é para continuar! Com vides, carquejas, e azinheira, cordas, fitas, imaginação, vontade e paciência, fica um bonito trabalho. Não digam que não!
E, ainda que por circunstâncias familiares não seja possível passar o Natal nas casas enfeitadas, isso não deve ser motivo para que não fiquem engalanadas.
Pode ser também uma forma de homenagem a quem a quem viveu e manter viva a memória de outros natais, em que não havia estas e outras coisas, mas havia muitas coisa boas que é bom recordar.
Quando o fumo sai das chaminés a imaginação vai por aí fora e parece que até se sentem os aromas desses natais de outrora!Que se faça Natal em qualquer lado, desde que seja com a família ou com quem mais ama e nós amamos, mas se pudermos também dar "nova vida" natalícia às nossas terras de origem, como é o caso, então faça-se!
E, se um dia o meu tio Pe. António Pinto da Silva, homenageou esta aldeia com: "Rico Sobral, ó que lindo és, /com a ribeira aos pés em murmuração!/ Rico Sobral, tu és graças gentil, / És rosa em Abril, / jardim no Verão.
Sabendo que meu tio não se importaria, posso dizer agora que o Sobral é, todo ano, um belo roseiral. E em Dezembro é Presépio e Rainha do Natal!
Sem comentários:
Enviar um comentário