segunda-feira, 20 de março de 2023

CHEGOU A PRIMAVERA! 🌼🌼🌼🌼

Em cores de mar e serra 
chegou a Primavera! 
O que haverá dizer
ao contemplar cenário tão belo?
Admiro as flores que se abrem
por entre serpentados caminhos.
O mar, ao longe, 
que me chama a outros destinos.
As árvores, e os pássaros
que me prendem com seu canto.
Na manhã que se deixa ver
por entre uma sobreira.
"Janela" aberta a deixar entrar o perfume
dos jarros que enfeitam a barreira!
Bem-vinda, PRIMAVERA!

domingo, 19 de março de 2023

PARTIU UM HOMEM BOM 🙏

Aqui fica a minha singela homenagem em MEMÓRIA de um HOMEM que viveu uma intensa e longa vida, movido pelo AMOR e a FRATERNIDADE: à família, à terra que o viu nascer e suas gentes, também a Portugal. 

Um empresário de excelência e um bom homem, assim o dizem todos os que com ele tiveram o privilégio de conviver.

Deixa um grande exemplo e legado. Assim seja continuado!

Até sempre, Sr. Rui Nabeiro. 

ORAÇÃO PELOS PAIS 🙏

Oração a São José

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal.
Ámen. .

(Papa Francisco, Patris Corde)

DIA DO PAI ❤️ ❤️

Recordo o meu com saudade e a eterna memória de outro tempo, em Nova Lisboa, no bairro de S. Pedro, na varanda da casa onde morávamos. 
E, homenageio o PAI dos meus filhos, com a certeza de que é, efectivamente, o melhor PAI, e merece todo o AMOR do mundo! 

domingo, 12 de março de 2023

TEMPO DA QUARESMA

ÁGUA-VIVA

É tempo de caminhar
Em busca da água-viva
E com ela saciar
A sede de outra vida.

O poço é já tão perto
Que não me quero perder,
Em caminho estreito, deserto,
Sem ter água p´ra beber.

Mata-me a sede, Senhor,
Dessa água a jorrar,
Que corre em rios de amor
E a minha alma vem salvar.

MM
Março 2023

quarta-feira, 8 de março de 2023

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Celebra-se hoje e é muito importante lembrar a data e o quanto ela significa para as mais elementares conquistas de autonomia das mulheres, negadas durante anos.

Porém, o retrocesso que está a acontecer a nível mundial sobre essa autonomia e os direitos tão dificilmente conquistados pelas mulheres não augura nada de bom, e fico de coração amargurado quando vejo que o caminho feito - em muitos lados - já foi aniquilado e os sonhos de tantas MENINAS/MULHERES desfeitos em lágrimas e desespero.

Onde vamos parar? Hoje, não me apetece celebrar!

Deixo uma singela flor branca em HOMENAGEM a TODAS as MULHERES.

terça-feira, 7 de março de 2023

PROJECTO EUROPEU SMALLable

Aqui está uma boa notícia que partilho com alegria, dando os parabéns a quem trabalhou para que pudesse acontecer, e desejando que daqui possam sair projectos e soluções que ajudem a minimizar o impacto negativo que a desertificação trouxe a esta região, mas que eu acredito tem potencial para o futuro.  Não só pela beleza da paisagem a descobrir por quem gosta de caminhar e estar em contacto directo com a natureza, mas também pela água, o ar e a biodiversidade única, que precisam de ser conhecidas, protegidas e valorizadas.  
Revitalizar é preciso! E urge, de uma vez por todas, concretizar também as acessibilidades, pois nunca será atrativo nem cómodo – para quem quer visitar ou se fixar- viajar em estradas antigas, por entre curvas e contracurvas, buracos, falta de marcação, bermas e valetas sem manutenção.  
Aguardemos, um dia destes, por muitas e boas notícias. O futuro pode estar aqui! 
"A freguesia de Sobral de São Miguel integra o projeto europeu SMALLable – Marginal Cities Network, cujos territórios envolventes “são afetados por fenómenos de declínio demográfico e económico”.

A parceria envolve oito parceiros entre autarquias e associações de desenvolvimento provenientes de cinco países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Hungria) e o objetivo é “promover o diálogo entre as autarquias e os cidadãos, com particular enfoque nos jovens, para que possam refletir, em conjunto, novas oportunidades de revitalização destes territórios através de metodologias e projetos participativos”, sublinha a Junta de Freguesia em nota de imprensa.

O evento inicial de apresentação e arranque do projeto decorrerá entre amanhã, dia 7, e dia 9 de março, em Sobral de São Miguel, onde cada parceiro apresentará o seu território, “destacando pontos fortes e fraquezas e iniciarão um diálogo sobre participação e oportunidades de desenvolvimento com alguns especialistas”.

O projeto, financiado pela Comissão Europeia, realizará laboratórios residenciais envolvendo as comunidades locais, com o intuito de “identificar os principais problemas do contexto local, reconhecer os principais recursos e potencialidades locais não ativados, identificar aspirações e expectativas dos habitantes e desenvolver propostas para gerar uma melhoria”.

Num segundo momento, serão realizadas oficinas residenciais, com cerca de 15 jovens de cada país, que trabalharão juntos e com especialistas para “projetar novas oportunidades e caminhos de desenvolvimento para os seus territórios”.

De acordo com o documento enviado à RCC, o objetivo é “criar e consolidar uma rede de pessoas capacitadas para apoiar o reconhecimento de valores, identificando recursos inimitáveis, que não pode ser reproduzido em outro lugar, e prefigurando estratégias originais para valorizá-los”.

Publicação no RCC- Facebook 

segunda-feira, 6 de março de 2023

POETA: ANTÓNIO SALVADO


Março, ainda com poucos dias, mas já trouxe a tristeza da morte de António Salvado, um "sobrenatural" poeta, como lhe chama António dos Santos Pereira e a quem daria o prémio Nobel. E, não fora este, eu não teria o privilégio de ler a sua bela poesia.

Será, então, justo dizer que tarde me foi dada a conhecer obra de António Salvado, poeta albicastrense  muito reconhecido e que recentemente tinha celebrado o seu 87º aniversário.

De acordo com o jornal digital Alcance Magazine, "António Salvado começou a sua longa carreira poética – mais de 80 títulos – na adolescência ao lançar os seus primeiros poemas no Jornal Reconquista. O seu primeiro livro de poesia intitulado A Flor e a Noite foi lançado em 1955, quanto tinha dezoito anos. Muitos dos seus poemas integraram importantes antologias portuguesas e estrangeiras e foram traduzidos para diversas línguas. A qualidade da sua vasta obra deu-lhe reconhecimento nacional e internacional, com a atribuição de vários prémios, onde se distinguem a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal em 1988 e a Ordem Militar de Sant’iago da Espada, atribuída em 2010 pelo Presidente da República.

Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo a oportunidade de frequentar – após receber uma bolsa de estudo do governo francês – a reputada Universidade de Sorbonne, em Paris.

Foi muitos anos professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior, tendo-lhe sido concedido o grau de Doutor Honoris Causa, pela Universidade da Beira Interior (Covilhã). Entre 1974 e 1989 foi Director-Conservador do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, onde realizou um trabalho marcante e de excelência, ainda hoje reconhecido pela comunidade albicastrense."

Eu atrevo-me a dizer que a perda de um poeta é também uma perda para a cultura do país, da região de onde provém e suas gentes - neste caso do distrito de Castelo Branco -  mas também para toda a humanidade.

Fica o seu legado em obra, que é eterno! E que dessa obra se dê o devido conhecimento, se estude, leia e declamem todas as PALAVRAS com amor, sentimento e reconhecimento por quem as escreveu e nos deixou como herança e riqueza essa bruxuleante maravilha que é a POESIA.
Foto de: António Dos Santos Pereira | Facebook

E, em breve, espero também ler o livro a ele dedicado da autoria do sobralense e distinto professor, historiador, escritor e também poeta, António dos Santos Pereira.

quarta-feira, 1 de março de 2023

O TEMPO NÃO ESPERA

Não é novidade! O tempo não espera. É como o comboio: ou se apanha ou ficamos na estação! E dou por mim a sentir que quase me parece impossível já se terem passado dois meses do ano de 2023!
Mas hoje é dia de celebrar Março, dar graças a Deus por ter chegado a ele e deixar aqui uma sequência de belas imagens que lhe façam justiça, mesmo que sejam de um outro Março, neste caso de 2017. 
Nesse ano nevou, como se vê nas imagens e o frio assentou arraiais alguns dias. Este ano, Março também começou frio, dando continuidade ao que já vinha de Fevereiro. As alterações climáticas vão baralhando um pouco tudo e às vezes até nos esquecemos que o frio é ainda próprio desta época. 
Ainda que, a bem da verdade, nos tempos que correm, e por mim, já bastam os arrepios que me dão quando olho para o estado da Nação...!!! Mas o frio é importante e também necessário. Por isso, que venha o "Março, Marçagão, manhã de Inverno e tarde de Verão"!