"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

quinta-feira, 13 de abril de 2023

PRIMAVERA EM PÉTALAS DE MIL CORES

É assim a magia da Primavera a revelar-se aos meus olhos a cada ano e nos mais diversos recantos, em imensa diversidade de formatos e inigualável paleta de cores.
Mesmo sem muito procurar, ao descer escadas, ou a passar em ruas, vielas e quelhas deparo-me com flores que nunca tinha visto porque não estariam lá ou, simplesmente, pelo clima mais ou menos chuvoso, mais quente ou mais frio que faz toda a diferença na floração.
Porém, é mais que certa aminha admiração e extasio-me nos mais pequenos pormenores. Queria, então, ser uma pequena borboleta e poder poisar levemente em cada pétala só para me deleitar naquele aroma suave ou forte que a flor se compraz em libertar.
Verdade seja dita que a minha terra é mesmo um jardim cuidado com prazer e paixão por mãos delicadas que protegem estes tesouros de flores, enchendo-lhes o coração de ternura, vaidade e orgulho da beleza com que deixam as suas ruas e lugares.
Outro pormenor interessante é constatar que ao longo dos anos tem havido uma acentuada procura de novas espécies de flores, já notória ainda antes do incentivo dado pelo projecto - "Florir Portugal Inteiro" de Tó Romano e da Eva Dream em Portugal - que com a colaboração da Junta vai espalhando flores em lugares emblemáticos da freguesia.
Vive-se assim a Primavera quase em forma de festa ainda mais colorida e que, para bem de todos não se esgota, mas se revela com novos motivos florais nas estações seguintes, para gaudio de quem passa e vê!
Desconheço o nome de algumas flores que me é dado ver, mas creio que esse pormenor não é relevante. O meu propósito é apreciar e fotografar cada uma delas perpetuando os momentos mágicos da sua lenta abertura ao mundo que a rodeia.
Flores! Tantas e belas flores nas ruas, travessas e recantos que saem de vasos e jardins pequenos ou grandes. Mãos delicadas cuidam e protegem estes tesouros para que surjam aos nossos olhos como pérolas a preservar, para que em cada Primavera se sinta o renascer da vida e da esperança que tragam com estas e outras flores mais cor aos nossos dias.
As flores são o elemento que nos ajuda a sentir o renascer da vida e da esperança na sua cor, no seu perfume e até na companhia que nos fazem todos os nossos dias. Não substituem pessoas, mas ajudam a colmatar ausência.
Não é sem razão que si diz gostarem as plantas e flores de ouvir a voz dos seus "donos"! Ou seja: de quem as cuida florindo mais ou menos conforme o zelo e a "linguagem" de quem as trata.
Em breve, estas belas flores, serão apenas pétalas soltas e levadas pelo vento em frenético rodopio.  A planta morrerá ou, no melhor dos casos, entra no torpor e dormência do colo da mãe terra até que volte o tempo do seu novo ciclo recomeçar. É a natureza no seu melhor!

Sem comentários: