"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

sábado, 25 de novembro de 2023

PERFUME DE INCENSO

 
Não imaginava que esta planta, no início apenas um pequeno ramo sem raiz, que ganhou na água, ao ser plantada se desenvolvesse tanto e, melhor ainda, me brindasse com estas minúsculas flores tão perfumadas cujo aroma se sente mal a porta da varanda é aberta. 
Por curiosidade fui ver o que dela se dizia e aqui fica a descoberta!
"Planta incenso ou vela pertence ao grande género Plectranthus de plantas nativas de áreas no hemisfério sul, contendo aproximadamente 350 espécies. Além disso, estão intimamente relacionadas à hortelã, pois fazem parte da mesma família, a Lamiaceae. O género é caracterizado por plantas anuais e perenes, muitas, das quais são utilizadas para fins alimentares, ornamentais e medicinais."
"Muitas espécies de Plectranthus compartilham características comuns, incluindo folhagem aromática (que faz jus ao nome "incenso") e colorida e folhas que tendem a ser onduladas, dentadas ou recortadas nas bordas. O gênero Plectranthus é caracterizado por arbustos e plantas de cobertura do solo, tolerante a baixas temperaturas e não sendo indicada para regiões tropicais."
Acredito que é uma opção muito boa para varandas, mas também para jardins onde possa cair em "cachos" ou a subir por onde for encaminhada dando assim uma bela trepadeira.
Há plantas assim, maravilhosas, que encantam e perfumam os nossos dias que só resta agradecer a quem nos levou a descobri-las.

Sem comentários: