As sobreiras são árvores lindas, resistentes, de grande riqueza ambiental e porque gosto muito delas são a minha escolha para assinalar este dia.
Riqueza das gerações que nos precederam e que certamente deram o nome à terra: Sobral!
Hoje são uma pequena amostra, que se tornou mais visível nos últimos anos, pois as sobreiras e as azinheiras são duas espécies protegidas a nível nacional.
E, se outrora a cortiça era apenas usada em rolhas, mais tarde em pavimentos e revestimentos, hoje é um produto de excelência a que em boa hora os criadores de moda portuguesa deitaram mão, inovaram e criaram uma infinidade de produtos que hoje desfilam nas "passereles" de moda, com assinalável êxito em todo o mundo.
Por estes dias fiquei a conhecer um novo produto denominado: Cork-A-Tex, a mais recente aposta de uma empresa de Santa Maria da Feira, que com este produto inovador feito de desperdícios da cortiça fez nascer um novo fio têxtil que poderá ser aplicado em múltiplos sectores, desde vestuário a calçado, acessórios de moda e decoração.
Muitas e boas razões para voltar a apostar na plantação e conservação de sobreiras e com elas honrar o nome do Centro do Universo.
Sem comentários:
Enviar um comentário