domingo, 28 de março de 2021

DOMINGO DE RAMOS - imagens de 2015

Há um ano a pandemia virou todas as vidas do avesso, e para além de muitas outras coisas,  não deixou que houvesse celebrações presenciais em Domingo de Ramos, data muito significativa para os católicos, pois dá início à Semana Santa. 
Este ano, infelizmente a pandemia continua, e embora tivessem sido autorizadas as celebrações presenciais com todas as regras recomendadas, nada é ainda normal e muita gente preferiu ficar em casa e assistir à missa pelos meios de comunicação.
Para recordar o tempo em que celebrávamos em comunidade, juntos e sem medo, há que recorrer a  imagens de outro Domingo de Ramos, em Sobral de São Miguel, no ano de 2015.
Este é, também, o momento de sentida homenagem e oração por todos os que entretanto faleceram, mas estavam aqui em Março de 2015.
Mesmo com todas as perdas, guardemos na memória tudo quando de bom nos foi dado ver e viver até hoje, e nunca deixemos que nada nos afaste de ser testemunhas de Cristo onde quer que estejamos e com os meios que tivermos. 
Hoje, ao olhar estas imagens, é bom recordar a azáfama de toda a gente para arranjar o alecrim, oliveira e até loureiro, o que não é difícil no meio rural, e estar aqui com um grande ramo para benzer! 
É verdade que não poder celebrar os ritos como nos habituamos deixa um sentimento de perda, mas é bom ter em atenção que os ritos podem ser vividos de outra forma não perdendo intensidade, e o que importa mesmo é a vivência da fé.
E, nesse campo, é-me grato constatar que em Sobral de S. Miguel, as solenidades religiosas mais marcantes do ano litúrgico, continuam a ter uma adesão bastante forte. 
Naturalmente que tem havido decréscimo de participação pelo abandono da tradição religiosa, mas também porque há cada vez menos gente a residir, acabando-se assim as visitas de filhos e netos que participavam com os pais, avós e outros familiares nas celebrações. 
Esta solenidade do Domingo de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e os ramos que temos na mão, pela água aspergidos e benzidos lembram-nos a nossa condição de baptizados, filhos de Deus, membros de Cristo e participantes da Igreja. 
É também interessante recordar que neste ano de 2015, as “palavras-chave” da Caminhada Quaresmal da Diocese da Guarda - que podemos ver nas duas primeiras fotografias em frente do altar - eram: "Arrepende-te; Escuta; Acredita; Incomoda-te; Transforma-te e Confia-te"! 
Para além dessas “palavras-chave", a oração que neste Domingo fazia parte da dinâmica, distribuída e rezada por todos os participantes, também podia sem sombra de dúvida ser para hoje:
"Confio em Ti, Senhor! Por muito que os caminhos sejam tortuosos, que as sombras nos alcancem, as dificuldades apertem, o sol teime em não brilhar, sei que estás no meu coração."
"Confio-me e entrego-me a Ti, Senhor, nas Tuas mãos calejadas de dor, no Teu colo de Pai, no Teu coração misericordioso, pois sei que sofreste por nós e com o Teu sofrimento nos libertaste."
"Aqui estou eu, confiando-me a Ti, sem reservas, querendo abrigar-me e alegrar-me em Ti, todos os dias da minha vida. Ámen"  
Este ano, e tal como aconteceu em 2015, escutamos a narrativa de São Marcos sobre a Paixão de Nosso Senhor, pois 2021 é também Ano B.
"O Evangelho de São Marcos é o mais antigo, porque escrito antes dos outros, e é também o mais breve, não só na história da Paixão como em todo ele." Mas não deixa de ser menos comovente escutar este relato do suplício de Jesus. 
É olhando e sentido o sofrimento de Cristo na cruz, que dão muitas vezes força e coragem a quem acredita n’Ele para carregar a cada dia a pesada cruz que a vida lhe destinou. Pois Jesus, qual Cireneu, está no caminho para ajudar e tornar a cruz mais leve.

Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, não devem ficar só pelo significado tradicional que lhe atribuímos: a sua queima para abrandar as trovoadas, mas principalmente lembrar-nos que estamos unidos a Cristo. "Pois os ramos e a cruz estão juntos”. Papa Francisco 
Sejamos hoje e sempre portadores da sua Palava, da sua luz, da sua Paz, da sua Esperança. Confiemo-nos a Ele e teremos força!

sábado, 27 de março de 2021

MU(DANÇA) DA HORA!

Na verdade, esta coisa de andar com a hora para trás e para a frente, nem no meio dos especialistas é consensual, e fica mais mu(dança) que outra coisa!

Depois, como a mudança acontece sem que se espere pelo fim-da-estação, que é Primavera, até me faz lembrar as estações de comboios... 
Bom, mas o que convém não esquecer é que esta noite é preciso adiantar o relógio 1 hora. Amanhã vamos passar metade do dia a esfregar os olhos e a abrir a boca... mas depois passa! 🥱
 
Já agora, aquele milhão que (dizem) viajou na 5ª feira para mais de 100km de casa, não se esqueçam que estamos em pandemia, e por favor não andem a mudar em todas as estações e apeadeiros, nem a correr todas as "capelinhas" la da terra.
Tenham dó!😥

sexta-feira, 26 de março de 2021

DIA DO LIVRO PORTUGUÊS

 
A 26 de Março foi criado o Dia do Livro Português, pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) "com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.
A razão da escolha da data para a celebração aconteceu pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro." - Fonte: Internet 
Sem dúvida que ler enriquece o conhecimento, e eu tenho ainda tantos livros que queria ler que vai faltar vida para o conseguir fazer.
Neste dia, lembro "A Selva", apesar de não estar na lista dos 27 mais importantes indicados pela (SPA), mas que para mim é um livro extraordinário, lido na juventude em fascículos e que voltei a ler mais tarde em livro.   

quinta-feira, 25 de março de 2021

EM DIA DE ANIVERSÁRIO ESPECIAL

PARABÉNS, DAVID!

Sei de um belo menino
De olhos vivos cor de âmbar,
De riso fácil e cristalino
12 anos a festejar!

David é a sua graça,
E tem coração audaz.
Perfeito em tudo que faça
Sabe bem do que é capaz!

Estudante mui aplicado,
Inteligente e curioso,
No mais difícil intrincado
Revela-se laborioso!

Escuteiro: “sempre alerta”!
Sensível e generoso;
Atento na dose certa,
Incansável e rigoroso.

Que hoje estejas feliz,
Neste teu dia sem par.
Dou-te estes versos que fiz
E anseio por te abraçar!

MM
Março 2021

"AS CORES DO SOL - a Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo"

Foi uma exposição temporária, patente no Santuário de Fátima, de 26 de Novembro de 2016 a 31 de Outubro de 2018, evocativa da aparição de Outubro de 10917, no Ano Jubilar das Aparições de Fátima.

A Basílica da Santíssima Trindade, desde o início que acolhe excelentes exposições que se tornaram ponto de passagem obrigatória para os visitantes de Fátima, onde eu me incluo e fico sempre surpreendida. 

Há hoje um diálogo permanente entre a igreja, a arte e a cultura e nesta exposição damos conta disso por ver incluídas peças cedidas, “em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia.

Ainda de acordo com dados do Santuário de Fátima, esta exposição foi visitada por quase meio milhão de peregrinos ao longo dos dois anos. 

Como já referi estive lá, fotografei - por norma é autorizado fazê-lo desde que não se use flash - mas quase era escusado fotografar pois as imagens são amplamente divulgadas e regra geral melhores do que as que eu possa registar. No entanto o “bichinho” do clicar é mais forte e gosto de ter as minhas próprias recordações.

É através delas que guardo sentimentos e afectos pelo que vi e vivi. Por isso, em DIA DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR, aqui vos deixo a bela pintura que fez parte dessa exposição “As Cores do Sol” “ANUNCIAÇÃO: de Serge Nouailhat, 2002. Pintura a óleo sobre aglomerado de madeira", que achei lindíssima e merece reconhecimento.

Por curiosidade fiquei a saber que Serge Nouailhat, francês, pintor de arte sacra, tem já vasta obra, onde se incluem 20 quadros com pinturas alusivas aos Mistérios do Rosário, no Santuário de Cristo Rei,  Almada. 

Um dia, se Deus quiser, passo lá!

Bom dia da Anunciação do Senhor! 

quarta-feira, 24 de março de 2021

AMAR O SILÊNCIO

Amar o silêncio é  "ouvi-lo" e senti-lo na natureza, que mais do que em qualquer outro lado é uma experiência sublime, retemperadora, que tonifica o coração e faz bem à alma. 
Este tempo da Quaresma remete-nos também para o exercício do silêncio, que se completa na oração e no encontro espiritual com Deus.
"Não temos de temer o silêncio que é a respiração da vida interior". Assim diz D. Tolentino Mendonça no seu belo livro "o Tesouro escondido"
Valorizemos o silêncio, deixemo-nos inundar por ele e ficaremos mais próximos de Deus. 

segunda-feira, 22 de março de 2021

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Uma das consequências do incêndio de Julho de 2020, em Sobral de S. Miguel, que também varreu as Barrocas do Muro, fez com que se desmorona-se uma boa parte da presa ali existente, que era alimentada pela bica de água fresquinha que para ela corria, o nosso verdadeiro ex-libris, e onde ao longo dos anos sempre a sede matou a quem ali passou.
É certo que naquela altura, com o calor, a água já não fazia bica mas escorria pelas fragas e ficava retida na presa, de onde se podia beber depois de “baldeada”.
Com o desmoronamento a água deixou de ficar estancada e começou a infiltra-se pela terra, o que levou um amigo cheio de engenho a fazer esta pequena fonte, que pude constatar em final de Agosto corria bastante bem, de cuja água bebi, e continuava a ser boa.
Ter água doce é um privilégio e muitas vezes não temos a noção de que é um bem precioso, escasso e que devemos utilizar com muito cuidado.
Não há vida sem água e todas as nascentes, ribeiras, rios e fontes são de uma importância tão vital para a humanidade, que todos devemos ter o máximo respeito por elas, e cuidar da sua preservação em todos os aspectos. Deixa-me profundamente triste ver a lixeira que quase sempre encontro nestas duas fontes: na estrada das Pedras Lavradas e na estrada de Alvoco da Serra.
A melhor forma de celebrar o DIA MUNDIAL DA ÁGUA é amar, cuidar, zelar e nunca desperdiçar nenhuma gota de água. 

domingo, 21 de março de 2021

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA POESIA

Árvores que dão sombra, 
flores e frutos.
São vida, beleza, harmonia.
E em palavras se faz,
Perfeito hino
Ao Dia Mundial da Poesia!

sábado, 20 de março de 2021

AMENDOEIRAS EM FLOR

O esplendor da natureza começa a desabrochar cedo, ainda no Inverno, e creio que a flor da amendoeira é dos primeiros bons indícios de renovação, que nos avisa da chegada iminente da Primavera. 
A 20 de Março chegou nova Primavera e, para lhe dar as boas vindas, fui buscar as amendoeiras em flor, fotografadas numa terra que não é de amendoeiras -Luso- mas que que encontrei por mero acaso num quintal.  
Nunca se proporcionou, no tempo da floração, ir a terras nortenhas ou do sul para ver os extensos amendoais que povoam hectares e hectares de terra, e com o seu fruto são o sustento da economia de muitos locais e famílias que lá vivem. 
Mas tenho na memória essa imagem, que tive o privilégio de registar na infância, entre os cinco e os 6 anos, na aldeia de Azinhal, Almeida. 
Se toda aquela extensa área rural me fascinou por ser plana e ter muros de pedra muito diferentes dos da minha aldeia, quando vi tantas árvores iguais e depois floridas, fiquei rendida!
Não era sem razão que, após cada recado encomendado pela minha avó, ao pôr os pés na rua tudo me esquecia e só corria para ver os campos!
Não me lembro de que forma olhava para as flores, mas sei que aquele imenso manto florido era uma novidade que me atraía e deixou marcas que perduram até hoje. 
Um dia, se Deus quiser, voltarei aos campos do Azinhal para constatar se as amendoeiras permanecem como as guardo num cantinho da minha memória. 
Por agora saúdo esta Primavera que é bem diferente de todas as que já vivi, mas que espero ainda poder desfrutar de algumas das belezas que traz. 

sexta-feira, 19 de março de 2021

AO MEU PAI 💗

Esta é uma das imagens que espelha a lembrança do melhor tempo que com ele passei nos anos da minha juventude e, porventura, que até merecia um poema! Quem sabe, talvez um dia destes chegue a inspiração...
Hoje, fica a minha homenagem e oração. 🙏 

DIA DO PAI

Ainda que a pandemia não nos deixe estar todos juntos e festejar o Dia do Pai, como era devido e muito merecido, não é razão para não festejar, lembrando o PAI e os filhos que também já são PAIS!
Por isso, cumprindo as normas de segurança, respeitando as devidas distâncias, pouquinhos de cada vez e em espaço bem arejado não deixou de haver festa!