sábado, 20 de março de 2021

AMENDOEIRAS EM FLOR

O esplendor da natureza começa a desabrochar cedo, ainda no Inverno, e creio que a flor da amendoeira é dos primeiros bons indícios de renovação, que nos avisa da chegada iminente da Primavera. 
A 20 de Março chegou nova Primavera e, para lhe dar as boas vindas, fui buscar as amendoeiras em flor, fotografadas numa terra que não é de amendoeiras -Luso- mas que que encontrei por mero acaso num quintal.  
Nunca se proporcionou, no tempo da floração, ir a terras nortenhas ou do sul para ver os extensos amendoais que povoam hectares e hectares de terra, e com o seu fruto são o sustento da economia de muitos locais e famílias que lá vivem. 
Mas tenho na memória essa imagem, que tive o privilégio de registar na infância, entre os cinco e os 6 anos, na aldeia de Azinhal, Almeida. 
Se toda aquela extensa área rural me fascinou por ser plana e ter muros de pedra muito diferentes dos da minha aldeia, quando vi tantas árvores iguais e depois floridas, fiquei rendida!
Não era sem razão que, após cada recado encomendado pela minha avó, ao pôr os pés na rua tudo me esquecia e só corria para ver os campos!
Não me lembro de que forma olhava para as flores, mas sei que aquele imenso manto florido era uma novidade que me atraía e deixou marcas que perduram até hoje. 
Um dia, se Deus quiser, voltarei aos campos do Azinhal para constatar se as amendoeiras permanecem como as guardo num cantinho da minha memória. 
Por agora saúdo esta Primavera que é bem diferente de todas as que já vivi, mas que espero ainda poder desfrutar de algumas das belezas que traz. 

Sem comentários: