Ao Sr. Professor António dos Santos Pereira, por ter escrito este magnífico livro que me fez conhecer e amar ainda mais as minhas raízes.
Uma obra de excelência, já premiada, que não deve faltar na nossa casa, para que os nossos filhos guardem também a memória do povo a que pertencemos e com muito orgulho!
Sendo Sobral de S. Miguel uma aldeia de tantos escritores e com livros publicados nas mais diversas áreas, merecia a existência de um local onde se expusessem todas as obras e pudesse ser visitado.
Houve sempre espaço para a cultura na nossa terra e a igreja foi, durante muitos anos, o "berço" que acolhia todas as iniciativas. Estando o Centro Paroquial sem uso útil que se veja, seria uma boa opção voltar a dar-lhe nova vida fazendo ali um espaço renovado que albergasse uma pequena biblioteca, pequeno museu de arte sacra e da religiosidade popular da aldeia, um resumo da vida de cada um dos padres naturais da freguesia, enriquecido com doações de objectos, livros que lhes tenham pertencido ou tenham publicado, não esquecendo ainda de fazer menção ao tempo em que o Centro esteve ao serviço do povo como Posto de Saúde.
Acertem-se os devidos entendimentos com os responsáveis da igreja, envolvam-se as entidades políticas, elabore-se um projecto e submeta-se o mesmo à apreciação de fundos comunitários em algum programa de apoio à preservação da cultura aldeã, e, quem sabe, juntos e remando para o mesmo lado tudo pode acontecer!
Mãos à obra, pois essa é também uma missão da igreja em permanente diálogo com a arte, a cultura e o pensamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário