quinta-feira, 25 de março de 2021

"AS CORES DO SOL - a Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo"

Foi uma exposição temporária, patente no Santuário de Fátima, de 26 de Novembro de 2016 a 31 de Outubro de 2018, evocativa da aparição de Outubro de 10917, no Ano Jubilar das Aparições de Fátima.

A Basílica da Santíssima Trindade, desde o início que acolhe excelentes exposições que se tornaram ponto de passagem obrigatória para os visitantes de Fátima, onde eu me incluo e fico sempre surpreendida. 

Há hoje um diálogo permanente entre a igreja, a arte e a cultura e nesta exposição damos conta disso por ver incluídas peças cedidas, “em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia.

Ainda de acordo com dados do Santuário de Fátima, esta exposição foi visitada por quase meio milhão de peregrinos ao longo dos dois anos. 

Como já referi estive lá, fotografei - por norma é autorizado fazê-lo desde que não se use flash - mas quase era escusado fotografar pois as imagens são amplamente divulgadas e regra geral melhores do que as que eu possa registar. No entanto o “bichinho” do clicar é mais forte e gosto de ter as minhas próprias recordações.

É através delas que guardo sentimentos e afectos pelo que vi e vivi. Por isso, em DIA DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR, aqui vos deixo a bela pintura que fez parte dessa exposição “As Cores do Sol” “ANUNCIAÇÃO: de Serge Nouailhat, 2002. Pintura a óleo sobre aglomerado de madeira", que achei lindíssima e merece reconhecimento.

Por curiosidade fiquei a saber que Serge Nouailhat, francês, pintor de arte sacra, tem já vasta obra, onde se incluem 20 quadros com pinturas alusivas aos Mistérios do Rosário, no Santuário de Cristo Rei,  Almada. 

Um dia, se Deus quiser, passo lá!

Bom dia da Anunciação do Senhor! 

Sem comentários: