sexta-feira, 5 de março de 2021

JARDIM DE CAMÉLIAS

Era ainda criança e lembro-me de no Inverno abrir a janela da sala, se estivesse uma réstia de Sol, só para ver as camélias que, do outro lado, no Caratão, floriam vermelhas e lindas. 
Fascinava-me aquela árvore grande e cheia de flores, que alguém dizia serem camélias, e em todos os invernos lá apareciam vistosas por entre a densa folhagem sempre verde.
Creio que naquele tempo não havia mais camélias no Sobral, e, a bem da verdade, nem muitas outras flores que agora enchem cada recanto, fazendo da aldeia um jardim multicolor em cada estação do ano.
Mas, para meu contentamento, nos últimos anos, muitos moradores decidiram-se a plantar cameleiras ou japoneiras -como também são conhecidas- nos jardins, e eu delicio-me a ver as suas belas e delicadas flores, e o bonito contraste entre a árvore, as flores e o xisto quando estão junto dessas típicas paredes sobralenses. 
Por gostar muito de camélias tenho lido algumas coisas sobre elas e fiquei a saber que são originárias do extremo oriente, sendo a maioria das espécies da China. O que me deixa verdadeiramente curiosa sobre a tal cameleira/japoneira do Caratão e de onde terá ela vindo!
Este ano a pandemia não tem dado tréguas e não foi possível andar à procura das camélias mais bonitas para fotografar. No entanto, estas que alindavam algumas ruas do Sobral em Fevereiro de 2020 merecem distinção! 
Voltarei às camélias, porque há coisas interessantes para saber sobre elas, mas ficam para dizer em próximas imagens das muitas que guardo e registadas em vários locais ao longo dos anos. 

Sem comentários: