domingo, 28 de março de 2021

DOMINGO DE RAMOS - imagens de 2015

Há um ano a pandemia virou todas as vidas do avesso, e para além de muitas outras coisas,  não deixou que houvesse celebrações presenciais em Domingo de Ramos, data muito significativa para os católicos, pois dá início à Semana Santa. 
Este ano, infelizmente a pandemia continua, e embora tivessem sido autorizadas as celebrações presenciais com todas as regras recomendadas, nada é ainda normal e muita gente preferiu ficar em casa e assistir à missa pelos meios de comunicação.
Para recordar o tempo em que celebrávamos em comunidade, juntos e sem medo, há que recorrer a  imagens de outro Domingo de Ramos, em Sobral de São Miguel, no ano de 2015.
Este é, também, o momento de sentida homenagem e oração por todos os que entretanto faleceram, mas estavam aqui em Março de 2015.
Mesmo com todas as perdas, guardemos na memória tudo quando de bom nos foi dado ver e viver até hoje, e nunca deixemos que nada nos afaste de ser testemunhas de Cristo onde quer que estejamos e com os meios que tivermos. 
Hoje, ao olhar estas imagens, é bom recordar a azáfama de toda a gente para arranjar o alecrim, oliveira e até loureiro, o que não é difícil no meio rural, e estar aqui com um grande ramo para benzer! 
É verdade que não poder celebrar os ritos como nos habituamos deixa um sentimento de perda, mas é bom ter em atenção que os ritos podem ser vividos de outra forma não perdendo intensidade, e o que importa mesmo é a vivência da fé.
E, nesse campo, é-me grato constatar que em Sobral de S. Miguel, as solenidades religiosas mais marcantes do ano litúrgico, continuam a ter uma adesão bastante forte. 
Naturalmente que tem havido decréscimo de participação pelo abandono da tradição religiosa, mas também porque há cada vez menos gente a residir, acabando-se assim as visitas de filhos e netos que participavam com os pais, avós e outros familiares nas celebrações. 
Esta solenidade do Domingo de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e os ramos que temos na mão, pela água aspergidos e benzidos lembram-nos a nossa condição de baptizados, filhos de Deus, membros de Cristo e participantes da Igreja. 
É também interessante recordar que neste ano de 2015, as “palavras-chave” da Caminhada Quaresmal da Diocese da Guarda - que podemos ver nas duas primeiras fotografias em frente do altar - eram: "Arrepende-te; Escuta; Acredita; Incomoda-te; Transforma-te e Confia-te"! 
Para além dessas “palavras-chave", a oração que neste Domingo fazia parte da dinâmica, distribuída e rezada por todos os participantes, também podia sem sombra de dúvida ser para hoje:
"Confio em Ti, Senhor! Por muito que os caminhos sejam tortuosos, que as sombras nos alcancem, as dificuldades apertem, o sol teime em não brilhar, sei que estás no meu coração."
"Confio-me e entrego-me a Ti, Senhor, nas Tuas mãos calejadas de dor, no Teu colo de Pai, no Teu coração misericordioso, pois sei que sofreste por nós e com o Teu sofrimento nos libertaste."
"Aqui estou eu, confiando-me a Ti, sem reservas, querendo abrigar-me e alegrar-me em Ti, todos os dias da minha vida. Ámen"  
Este ano, e tal como aconteceu em 2015, escutamos a narrativa de São Marcos sobre a Paixão de Nosso Senhor, pois 2021 é também Ano B.
"O Evangelho de São Marcos é o mais antigo, porque escrito antes dos outros, e é também o mais breve, não só na história da Paixão como em todo ele." Mas não deixa de ser menos comovente escutar este relato do suplício de Jesus. 
É olhando e sentido o sofrimento de Cristo na cruz, que dão muitas vezes força e coragem a quem acredita n’Ele para carregar a cada dia a pesada cruz que a vida lhe destinou. Pois Jesus, qual Cireneu, está no caminho para ajudar e tornar a cruz mais leve.

Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, não devem ficar só pelo significado tradicional que lhe atribuímos: a sua queima para abrandar as trovoadas, mas principalmente lembrar-nos que estamos unidos a Cristo. "Pois os ramos e a cruz estão juntos”. Papa Francisco 
Sejamos hoje e sempre portadores da sua Palava, da sua luz, da sua Paz, da sua Esperança. Confiemo-nos a Ele e teremos força!

Sem comentários: