Na sombra do embondeiro - ÁRVORE SAGRADA - símbolo de muitos países africanos, para comemorar o Dia de África que se celebra a 25 de Maio.
África é um vasto continente, e dele tive o privilégio de conhecer apenas uma pequena parte de um grande país - Angola - que hoje aqui recordo com imagens de um amigo, que gentilmente mas cedeu, e tiradas em viagem àquele país em 2012.
Esta é também uma forma de homenagear o Sr. José Tavares, pois infelizmente já não se encontra no mundo dos vivos. Mas, a sua paixão pela terra onde nasceu e de onde teve de sair, como tantos outros, apesar de tudo manteve-se inalterada.
Quando regressou desta viagem partilhou histórias e memórias e um sentimento de profundo amor à sua raiz africana, enaltecendo tudo quanto de bom estava feito, mas também apontado muitas outras de profunda injustiça que, afinal, a independência não resolveu, antes agravou.
A minha intenção, desde sempre, é que a maior parte das fotografias aqui publicadas sejam minhas. Essa ideia mantém-se, mas é certo que haverá sempre excepções, e esta é uma delas, já que não me é possível fotografar este território.
Como as imagens são o melhor registo que se pode desejar, com poucas palavras, aqui deixo um pouco da essência angolana captada pela lente do Sr. Tavares, entre de terras entre Luanda; Bié; Huambo; Huíla; Lucira e Moçâmedes.Se as pedras falassem quanto poderiam contar do que viram e ouviram nestes muitos anos em que aqui deixamos de passar...
Com tempo e se a vida deixar... outras imagens irei publicar de acordo com o que o coração ditar e a inspiração proporcionar pois há tanto para ver e recordar... e, quem sabe, talvez até falar!
Fotos de José Tavares
Angola 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário