domingo, 23 de janeiro de 2022

PARABÉNS, PAI!


Janeiro, o primeiro dos 12 meses que o ano compõe, tem ao dia 23 o aniversário de meu pai, que se fosse vivo este ano faria 98 Invernos e diria que não gostava de os fazer… 
Bom mesmo, dizia ele, era se os desfizesse… e lá se punha a recitar um poema que disso falava, embora nem sempre lembrasse as quadras pela ordem certa. 
Se tivesse chegado a esta idade tão avançada não sei se as quadras ainda lhe viriam à memória, mas lembro-as eu, com os PARABÉNS, PAI, e que lá no céu tenha sentido a nossa lembrança e oração. 

DIA DE ANOS 

Com que então caiu na asneira
De fazer na quinta-feira
Vinte e seis anos! Que tolo!
Ainda se os desfizesse...
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui o ano passado...
Agora o que vem, aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo? Coitado!

Não faça tal: porque os anos
Que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho:
Faça outra coisa: que em suma
Não fazer coisa nenhuma,
Também lhe não aconselho.

Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois que se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los queira ou não queira!

João de Deus

sábado, 22 de janeiro de 2022

JANEIRO SECO

É bom ter Sol, céu azul, temperaturas amenas e uma paisagem como esta que ganha ainda mais luz neste seco Janeiro já bem andando, que parece não querer deixar o chão molhado. 
O país inteiro está já em seca acentuada, e infelizmente nada se pode fazer sem água. É bom que todos nos preocupemos em poupá-la!
Que esta paisagem possa em breve ser alimentada com a desejada água vinda do céu para reverdecer, dar flores e o jardim brindar quem passa, no tempo próprio, com outra beleza.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

UMA ROSA PARA ALGUÉM QUE NÃO SE ESQUECE

Uma flor expressa um sem número de sentimentos, e hoje é de muita saudade por alguém que não se esquece, adorava flores, todas as flores, tinha um carinho especial pelas rosas e achava sempre poucas as que havia no jardim.

Por isso, que chegue ao jardim do céu esta rosa que é para si MÃE, avó e bisavó PRAZERES. 🙏

Quatro anos de ausência mas a certeza de que está viva no nosso coração e na nossa memória.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

MAR PERFEITO DE JANEIRO

Este mar de Janeiro, até parece perfeito vestido de azul que se cola ao céu, não fossem as implicações que têm estar a ser tão seco e ameno, a não condizer com o Inverno, talvez a dizer-nos que já não basta que o Senhor da Pedra vigie! 
Ano após ano, deparamo-nos com cada vez mais dias de céu azul e Sol quente que ameniza, e muito, as temperaturas diurnas. Até os nevoeiros e neblinas matinais andam arredios. 
Pelas imagens, e não sabendo que é Inverno nesta latitude, qualquer pessoa diria que estamos perante um belo dia de praia, mas este é “fora de tempo”!
Naturalmente que quem chega junto do mar sente uma brisa nem sempre suave, que se junta ao ondular agreste das ondas cavando fundo na areia e revelando enorme perigo para os mais desatentos.
O mar é o mar! Indomável, imprevisível em todas as estações do ano e muito mais nesta, apesar de não parecer. Todos os cuidados são poucos para um passeio à beira-mar!
E, ao olhar esta serenidade, fico a pensar que com esta beleza em Janeiro o que nos reservará o mar para o ano inteiro?

sábado, 15 de janeiro de 2022

MAR AZUL

O mar infinito e azul, sempre bonito, mas não tão doce neste continente europeu como naquele que é cantado pela bela voz de Cesária Évora. 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

JANEIRO À ESPERA DE SER VESTIDO 😊


Ainda mal se anuncia no horizonte o Outono e já ao balançar da ventania as árvores de folha caduca cumprem o seu ciclo de vida despindo-se sem contemplações. Há tapetes de milhares de folhas dourados a cobrir o chão que ao domínio do vento rodopiam em bailados perfeitos e em todas as direcções.
Há locais onde essa nudez é bastante sentida pelas muitas árvores que ali foram plantadas e se despem agora deixando ver, por entre galhos que parecem secos, o céu azul pincelando de branco, outras vezes cinzento ou negro, com a ameaça da chuva sempre desejada e desde que venha na quantidade adequada. 
Em dias curtos e noites mais longas demasiado rápido passa o Outono. De repente, num leve estremecer, abre-se a porta do Inverno para nos presentear com esta paisagem "fria e nua" que parece sem aconchego e Janeiro emoldura.  
Os jardins perdem a beleza das flores e o viço das árvores. Raramente se ouvem risos ou bulício de crianças. Recolhem-se os mais velhos que fazem do jardim ponto de encontro e lhe dão o tão desejado calor humano.
Porém, todas as estações revelam encanto e são essenciais ao equilíbrio do ambiente. Da morte nasce a vida e com ela a nova cor que, em breve, a Primavera vai trazer e dela poderemos desfrutar. 
De mansinho, cada ramo deste e doutros troncos reverdecerá tornando as árvores de novo frondosas que nos abrigarão com a sua sombra, libertarão oxigénio e absorverão o dióxido de carbono prejudicial à nossa saúde. Bendita seja a natureza pela sua beleza e generosidade!

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

OBRIGADA! OBRIGADA!

O calendário dos "dias para tudo" diz que hoje é o Dia Internacional do Obrigado, criado na Internet ainda não há muitos anos e que se foi tornando mais ou menos conhecido e lembrado por todos.
É nobre e necessário dizer sempre obrigado ou obrigada, depende se for dito por homem ou mulher, mas nem deveria ser preciso ninguém lembra-nos da importância de o dizer.  
Na minha aldeia, desde sempre, foi e é muito mais usada a palavra bem-haja, e eu confesso que me agrada pela sonoridade doce e melodiosa aos ouvidos. 
Porque as flores são sempre uma boa forma de agradecer, então, é com elas que aqui deixo o meu BEM-HAJA a todos os que fazem parte da minha vida!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

SENTIMENTOS 💗

As imagens despertam, sem dúvida, uma cascata de sentimentos de amor, saudade e também de muita gratidão por esta terra, as suas gentes e os amigos que partiram... mas cujo nome será cantado por toda a eternidade pela água da "nossa" ribeira. 🙏
Aqui fica a homenagem neste ano dos "patinhos" - Dois Mil e Vinte e Dois - que continuam a deliciar-nos com as suas brincadeiras.💗

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

DIA DE REIS

E, neste dia, vêm-me à memória a grata recordação de minha MÃE que me ensinou a cantar, esta e outras quadras deste tempo tão bonito. 
Aqui estão as três rosinhas
Quatro, cinco ou serão seis
Se o senhor nos dá licença
Vamos-lhe a cantar os reis

Os três reis do oriente
já chegaram a Belém
p'ra adorar o Deus Menino
que Nossa Senhora tem

O menino está no berço
coberto c'o cobertor
e os anjos lhe estão cantando
louvado sej'o Senhor

O Senhor com ser Senhor
nasceu nuns pobres palheiros
deixou cravos deixou rosas
deixou lindos travesseiros

Também deixou a abelhinha
abelhinha com o seu mel
para fazer os docinhos
ao divino Emanuel

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

sábado, 1 de janeiro de 2022

BOM ANO NOVO 🎉

Esperado e festejado em todas as latitudes, o Novo Ano faz-me sentir que algo de bom vai acontecer pois é um caminho que se abre à nossa frente envolto em mistério - não tinha graça se assim não fosse - e não deixa de ser sempre um desafio.

E que desafios os dois anos anteriores, dois mil e vinte e vinte um, trouxeram a todos os povos!

Este ano, ainda com máscaras que não deixam ver as expressões de desânimo, mas não podem  esconder os olhos que são o espelho da alma, neles se reflectindo uma enorme alegria pela noite estrelada de temperatura quase tropical que não quis saber de todas as restrições impostas. 

Foi reconfortante contar as doze badaladas, abrir o imprescindível champanhe, comer as doze passas ou bagos de romã, ouvir a música que de muitas casa espalhava festa para a  rua, o barulho das buzinas e testos dos tachos com que das varandas ensurdecedoramente se "incorreu" o ano velho, e com as lágrimas dos foguetes que iluminam e enfeitavam os céus se deu as boas-vindas ao ANO NOVO!

Sobra emoção! Beijos e abraços dados um pouco de esguelha, não vá o diabo tecê-las e se comece o ano com um hóspede mais que indesejado e não se quer nem pintado!

Ainda continuamos na "corda bamba"... Mas vimos nascer 2022! 

Que felicidade acordar na manhã do primeiro dia, como diria Sophia "inteira e limpa"! 

A minha janela mostra-me um pouco do mundo e acho-o ainda mais bonito! De olhos no céu agradeço por estar aqui e murmuro simplesmente BOM ANO NOVO!  💗