terça-feira, 5 de março de 2024

E AGORA, TIO?

Faz hoje dois meses que partiu e ainda me parece irreal a sua ausência que tanto doi.

Não sei como descrever a saudade que me vai na alma por já não ouvir a sua voz, ainda que telefonicamente, a dizer-me: - vi aquelas fotos do Sobral, da Covilhã, de Aldeia do Bispo, do Natal... e li o que escreveste.

Custa-me pensar que a Primavera vai chegar e, em breve, quando eu voltar à Aldeia não conversaremos sobre o que publiquei, as árvores que já estão em flor, especialmente a macieira "bravo", que tanto gosto, se vai dar poucas ou muitas maçãs, das oliveiras e videiras e daquela terra tão fértil durante tantos anos lavrada, semeada e cuidada com tanto gosto por si.

Viria a lembrança dos vizinhos que se foram para outras paragens, dos amigos que morreram e de minha mãe no seu profundo sofrimento.

Inevitável era a conversa sobre o "seu" Sporting, que o enervava quando não ganhava.

Porém, toda essa arrelia se desvanecia na conversa mais importante de todas centrada nas suas alegrias maiores: filhos e netos, com a contagem dos dias que faltavam até à próxima chegada.

E agora, Tio, quem preencherá este vazio de não ter a sua presença à porta, à chegada e à partida, com o seu sorriso rasgado que lavava a alma e o abraço que nos redimia te todas as ausências?

Era muito bom saber que o tio apreciava estes pequenos nadas partilhados aqui pois, não tendo Facebook, um dia confidenciou-me sentir-se triste por não poder ver o que eu publicava a não ser que alguém amigo ou os filhos lhe mostrassem.

Daí, a ideia que já germinava de ter um Blogue foi por diante, até porque mais duas ou três pessoas me pediam. Com tão pouco, fazer alguém feliz, deixa-me imensamente comovida e agradecida por este mundo virtual ter o mérito de me ligar, com laços de afectividade e ternura, aos que não podem estar perto de mim e dar-lhes um pouco da minha companhia com este trabalho.

Esta é, ainda, uma forma de continuar a homenagear o meu TIO, outros familiares e amigos que também já aqui o foram e, certamente, outros ainda virão. Assim me seja possível, escrever sobre eles.

Um Blogue é, de certa forma, como um "arquivo" pela organização que apresenta em cada ano, sendo fácil chegar a qualquer tema ou a imagens que se desejem rever.

Assim, e embora tivesse havido um momento em que pensei "desligar" a página, ao saber que agrada às duas ou três pessoas de que falei anteriormente e querem continuar as visitas, bem como pelas outras razões referidas, afastei a ideia.

Por isso, Tio Zé, vou continuar por aqui, nem sempre com a regularidade desejada, a dar notícias de lugares e pessoas e a falar consigo quando me apetecer.

Hoje, falo-lhe da minha imensa saudade que é comum a toda a nossa família, e não quero deixar de lhe dizer que o "seu" Sporting é que lidera o Campeonato!

Até outro dia, meu TIO!

Sem comentários: