Ainda em São Jorge da Beira, para além da Igreja Matriz que se encontra no centro da aldeia, menciona-se também a Capela de Nossa Senhora de Fátima e com vista privilegiada para a encosta onde verdejante por onde a aldeia se estende. Curiosamente a capela é encimada pela imagem do Sagrado Coração de Jesus, mas não vi referência a tal facto nem porquê...
Enquadramento muito bonito, sem dúvida, com os pórticos do monumento a fazer uma espécie de "guarda de honra" ao bonito portão de ferro que, abrindo-se, leva ao adro da capela.
Não é domingo, mas presumo que neste lugar - como em muitos outros - a capela só estará aberta no dia da festa se ainda a houver! E espero bem que sim!
No entanto, não só pelos portões, mas também pela configuração do muro é possível observar muito bem o exterior da capela que tem na entrada as imagens dos pastorinhos São Francisco e Santa Jacinta Marto.
Como não foi possível ver o interior, onde certamente não faltará a imagem de Nossa Senhora, fotografei esta, em painel de azulejos, que se encontra numa das paredes do exterior da capela.
Uma pequena pedra gravada e colocada na parte de trás da capela, mostra a confirmação de que se trata da Capela de Nossa Senhora de Fátima, cujo construção será de1933.
O portão que dá acesso à parte de trás da capela, tem desenho semelhante ao da entrada principal, aqui com a "decoração" lateral de pequenas lajes em negro xisto, que me deixaram intrigada, pois não sendo esta pedra aqui usada não percebi a ideia. E, quanto a mim, esta entrada lateral ficaria bem mais harmoniosa toda em branco.
Percorrendo-se a capela de um lado e do outro é sempre visível a imagem do Coração de Jesus que na entrada, de braços abertos, parece a todos convidar à oração. A "placa" gravada no muro da capela aguça-me ainda mais a curiosidade...!
Terá sido nesta data que se fizeram os "pórticos" de entrada e se colocou a imagem do Coração de Jesus? Infelizmente não havia aqui viva alma que me pudesse esclarecer, mas não desististe de saber! Não foi fácil, mas descobrir numa pequena notícia de jornal que, na realidade, este é o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e do Coração de Jesus. Se a denominação ainda se mantém ou já ninguém se lembra é o que me resta saber! https://covita.blogs.sapo.pt/10218.html
Num tempo em que é tão fácil ter informação, parece-me imperdoável que as Paróquias e respectivas Dioceses não se empenhem em registar e dar a conhecer nos seus sites ou páginas oficiais informações de todos estes lugares que os povos se empenharam a construir para manter viva a fé cristã.
Fica-me sempre um "amargo de boca" por ver que num tempo de tantas dificuldades muito foi construído e hoje - por descuido ou inércia - nada se sabe destes lugares de devoção e peregrinação.
Mais do que "palcos" de cimento - também importantes - urge registar para as futuras gerações este passado tão rico de religiosidade antes que os últimos guardiões dos templos desapareçam e nenhuma memória reste.
Sem comentários:
Enviar um comentário