segunda-feira, 15 de agosto de 2022

15 DE AGOSTO-ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

Um bom dia para recordar a bonita igreja de Santa Maria Assunta, na região da Lombardia, e de que já tenho muitas saudades.
A primeira vez que aqui entrei demorei-me a apreciar cada pormenor, e achei muito bonito o efeito dos raios de sol que entram de forma subtil e dão uma luminosidade que acentua a beleza da igreja.
O velho pároco, que ao tempo era o responsável desta paróquia, estava sempre por ali e, depois de me ver levantar do momento de oração que fui fazer, veio ter comigo para saber ao que vinha...! 
Em italiano "aportuguesado" lá consegui que me entendesse e, depois desse dia, nunca mais perguntou nada, nem tão pouco nos anos que se seguiram e lá voltei. Apenas cumprimentava. Fiquei com a certeza que tinha uma excelente memória visual!
Participar aqui em missas foi sempre extraordinário! Um coro jovem, a que se juntavam vozes de muitas crianças, ao domingo, e que na doçura da língua italiana tornava a celebração muito especial ao meu ouvido.
Porém, um outro coro de gente mais velha que animava a missa do final do dia, ao sábado e ao domingo, também não desprestigiava, mesmo à "capella" (o que acontecia às vezes) e toda a assembleia participava.
Como não tenho máquina que possa captar em lugares assim toda a sua beleza, partilho as imagens possíveis e guardo para sempre no coração tudo o que, pela graça de Deus, me foi dado ver e ouvir.  

Sem comentários: