quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

SANTO E FELIZ NATAL

O SINAL ADMIRÁVEL do Presépio...
(...)
Diante do Presépio, a mente corre de bom grado aos tempos em que se era criança e se esperava, com impaciência, o tempo para começar a construí-lo. Estas recordações induzem-nos a tomar consciência sempre de novo do grande dom que nos foi feito, transmitindo-nos a fé; e ao mesmo tempo, fazem-nos sentir o dever e a alegria de comunicar a mesma experiência aos filhos e netos. Não é importante a forma como se arma o Presépio; pode ser sempre igual ou modificá-la cada ano. O que conta, é que fale à nossa vida. Por todo o lado e na forma que for, o Presépio narra o amor de Deus, o Deus que Se fez menino para nos dizer quão próximo está de cada ser humano, independentemente da condição em que este se encontre.

Papa Francisco 
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20191201_admirabile-signum.html?fbclid=IwAR0zJ0qm_ocXH_s58y25PugRRv5my51dK6Mup9aMCRWPWMdra5opGbqrA38

EM TEMPO DE NATAL

O Presépio é, e será sempre,
o maior símbolo do Natal.
Com materiais simples ou mais nobres
todos os Presépios têm encanto.
Com muitas ou poucas figuras,
o importante é que haja Presépio.
Este, trabalhado em madeira de pinho,
 é o mais original e bonito
que este ano me ofereceram.
Simples, sem deixar de ser bonito,
uma proposta da Infância Missionária
e feito com os netos!
E eis que chegou o Menino!
FELIZ NATAL a quem por aqui passar! 💗

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

EM DIA DE TODOS OS SANTOS

É também dia de saudade, 
e  homenagem .
Tempo de rezar pelos nossos familiares 
e amigos que estão na glória de Deus.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso 
Entre os esplendores da luz perpétua. 
Descansem em paz. Ámen

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

MERCADO DE LEIRIA

O Mercado Santana, ou Mercado de Sant'Ana, é um edifício localizado no centro da cidade de Leiria, Foi criado para albergar o Mercado Municipal, mas desde 2002 é utilizado como centro cultural. 
Neste fim-de-semana a "cultura" era de doces, flores e alguns produtos regionais, mas estava interessante e a doçaria fazia crescer água na boca!
 Aqui ficam imagens de algumas das montras vistosas e apetecíveis, com uma panóplia de doces que faziam quebrar qualquer dieta e esquecer todos os malefícios do açúcar. 
Mas como também não é todos os dias que se está num local assim, como diz o ditado: "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe"!

CURIOSIDADES DA CIDADE DE LEIRIA

DE COSTAS... Foi assim que pintou o artista a dama, talvez para ela não ver esta parte da cidade tão pouco cuidada, sem gente nas ruas e provavelmente também nas casas. 
O PASTOR PEREGRINO
Francisco Rodrigues Lobo (1575-1621) nasceu na zona de Leiria. Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Leis. É considerado um dos mais importantes discípulos de Camões. E é interessante saber que ambos escreveram o poema que todos conhecemos: "Descalça vai para fonte"... Saiba como isso foi possível em
Abandono é o que se oferece dizer dos Serviços Florestais. E ao olhar para estas instalações assim, penso que só pode ser esta a razão para terem deixado arder o pinhal de Leiria!😟
OBRA DE ARTE, sem dúvida! E, quando olho para estas maravilhas, fico a pensar onde foi que nos perdemos... para depois se fazerem edifícios tão feios.😥
Uma praceta com edifícios de traça antiga, simples mas muito bonita, razoavelmente preservados e mostram como havia uma arquitectura que se tivesse sido seguida a cidade teria outra beleza e valor.
Homenagem ao sinaleiro. Uma profissão que praticamente já não existe, mas que durante décadas foi imprescindível para que o trânsito nas cidades fluísse sem problemas.
Alguém que não gostou que escrevessem polícia na placa do sinaleiro decidiu deixá-la assim marcada… Mas, na verdade, os sinaleiros eram polícias!

terça-feira, 29 de outubro de 2019

EÇA DE QUEIROZ, EM LEIRIA

O grande escritor Eça de Queiroz foi Administrador do Concelho de Leiria. Morou nesta rua e tinha por cima da tipografia o seu gabinete de trabalho.
Na casa que a imagem infra mostra casa, onde estava a  Pharmácia Leonardo Paiva, reunia a tertúlia sempre que Eça estava na cidade.
Um património lindíssimo, no Largo da Sé de Leiria, que dada a sua importância merecia outra conservação. Mas infelizmente é comum a todas as nossas cidades, que as casas onde viveram vultos das artes e da cultura estejam assim ostracizadas.

CIDADE DE LEIRIA

A chuva não deixou margem para grande passeio. Mas, na verdade, também foi com alguma desilusão que vi esta parte antiga da cidade vazia, num sábado de tarde. Apenas no pequeno mercado onde decorria uma mostra de doçaria se via gente. 

O património arquitectónico da cidade, onde alguns bons exemplos preservados como este da foto são poucos, o que é uma pena. Pois, na maior parte das ruas e ruelas estreitinhas, as bonitas casas antigas estão vazias e degradadas, o que me deixou uma grande tristeza e amargura por ver este património único não ser devidamente restaurado e aproveitado. 
É, mais uma vez, a constatação da falta de planeamento urbanístico que grassa na parte antiga de quase todas as cidades portuguesas, que deixaram "fugir" os moradores para a periferia e não encontram agora soluções para inverter essa situação. Quando as encontram, passam pelo turismo de massas, com as consequências negativas que traz, pois o que faz é continuar a "despejar" os poucos resistentes. 
A parte antiga de Leiria, guardada pelo seu castelo que de momento se encontra em obras, merece melhor sorte e atenção da parte do urbanismo e que se preserve o pouco que ainda resta.