Doze fotografias, uma por cada mês do ano, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente em cenários naturais ou perfeitamente integrados na paisagem. Aqui no Paúl, com a Serra da Estrela, sempre bela e vestida de branco.
À conta deste Dia Mundial do Ambiente, houve muitos passeios e discursos de gente importante... mas amanhã o que foi dito está esquecido... tal como quem vive nestas paragens serranas.
A Ribeira Caia, nasce na Serra da Estrela, alimentada pela Ribeira das Cortes, de Unhais da Serra, da Goia e da Erada. Tem uma praia Fluvial no Paúl e um cenário idílico em toda a sua extensão.
A Ribeira de Alvôco que nasce na Serra da Estrela, junto a Alvôco da Serra, e forma aqui a bela cascata de água do Poço da Broca - Barriosa
"Não há água que conheça o ambiente melhor do que esta, Vem lá de cima do granito, esmera-se aqui no xisto e caminha para os calcários de Coimbra." António dos Santos Pereira
Imagem da belíssima Ribeira de Loriga, de águas puras e geladas, cuja nascente se localiza junto do planalto da Torre, na Serra da Estrela.
Nesta ribeira, podemos desfrutar de uma das mais bonitas piscinas naturais que existem em Portugal, e cujas imagens correm mundo.
Ribeira de Chãs, que se junta à Ribeira do Piodão, num único curso de água que se alarga, ganha alguma profundidade e dá origem à praia fluvial de Chãs d´Égua.
Imagem bem conhecida, esta de Chãs d'Égua, que também corre mundo, pela originalidade, beleza e respeito pelo ambiente envolvente.
Paisagem que se avista junto da Estação Eólica de Pedras Lavradas II, com a Serra da Estrela em fundo, Serra do Açor do lado esquerdo e ao fundo a pequena povoação de Teixeira.
Perfeito enquadramento na paisagem, assim é a piscina fluvial de Sobral de São Miguel, onde se junta o curso de água das Ribeiras de Carvalho e do Pisco. Ribeira e levadas
"caminham" lado a lado, pois a água da primeira é por elas
transportada para os mais diversos fins.
Que a natureza continue a ser generosa e, apesar de tantas barbaridades feitas pela humanidade, nos continue a presentear com maravilhas como estas, que os rios e as serras nos oferecem.
Sem comentários:
Enviar um comentário