quinta-feira, 20 de julho de 2023

PAPOILAS, LINDAS PAPOILAS

Já passou o tempo desta bela flor campestre, mas ainda assim eu gosto de as recordar, olhar para elas e mais ainda quando me dou conta que para as flores não há distinção de terra ou país.
Estas encontrei-as em Itália, onde, tal como cá, o ano foi particularmente rico destas belas flores e os campos, caminhos, a beira das estradas e alguns jardins mais "abandonados" se encheram delas!
A papoila vermelha é aquela que vem do meu imaginário infantil - e já aqui publiquei algumas noutros anos - pois é a cor que mais me lembro de ver em criança. Dizia-se até que onde houvesse papoilas havia pão, remetendo-se essa ideia para as grandes searas do Alentejo. 
Na verdade, nós não tínhamos grandes searas, mas havia papoilas vermelhas! Hoje, até as papoilas mudaram, visto que se vê uma grande predominância alaranjada e também amarelas, embora, neste caso, creio que que sejam cultivadas mais em jardim.
Papoilas são papoilas e, quer sejam vermelhas ou de qualquer outra cor, importa é que continuem a nascer, a florir e a tornar os nossos caminhos muito mais bonitos.

Sem comentários: