sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

É NATAL OUTRA VEZ

E a nossa casa voltou a enfeitar-se de coroas artesanais e dando-lhe um ar natalício bem original. 
Lancei esta ideia para toda a freguesia, mas, na verdade, tirando a Junta de Freguesia, não são muitas as pessoas que acolheram. No ano passado a Associação de Solidariedade Sobral de S. Miguel ainda fez um brilharete com as suas belas coroas, mas este ano, infelizmente não vi por lá nenhuma. 
Considero que é mesmo uma pena não se enraizar esta ideia, como aconteceu com as rosas vermelhas, do David, pois cada coisa no seu tempo próprio é uma mais-valia para a beleza da aldeia. 
E, não custa nada! Haja vontade e querer fazer que os materiais não faltam em todo o lado e sem custo, que a floresta é pródiga na oferta de muita coisa bonita e fácil de trabalhar, como as carquejas, giestas, vides, pinhas, cedro... 
Depois, há uma série de coisas que desperdiçamos e podemos começar a juntar ao longo do ano: fios, fitas, cordas, mantas velhas, e embalagens revestidas com uma espécie de rede - como as que trazem as batatas quando se compram nos supermercados - e dão lindos laços que a chuva e o vento não destroem! 
É interessante constatar que as pessoas gostem de visitar no Natal aldeias com ideias originais, como no caso de Cabeça, que é mesmo especial, e cujo exemplo bem podia aqui ser replicado em tantas ruas, travessas, quelhas e casas que temos. 
Continua a ficar de pé a sugestão e, quem sabe, talvez ainda aconteça! Gostava de ver, um dia, o Sobral ser conhecida como a aldeia mais "coroada" e, por isso, verdadeiramente Rainha do Natal!
Para mais tarde recordar, não faltariam "selfies" de quem nos viesse visitar junto das coroas mais originais que pudessem encontrar! 

Sem comentários: