"O seu a seu dono" - assim diz o ditado. Importa, por isso, respeitar todos os conteúdos que nesta página são publicados - citar a sua proveniência se usar - e não se apropriar indevidamente deles. BEM-HAJA!

terça-feira, 7 de julho de 2020

FLOR DO MARACUJÁ: BELA E DOCE

É lindíssima a flor do maracujá, tem muita doçura no seu interior, e as inteligentes abelhas sabem disso! O maracujá é uma trepadeira com gavinhas espiraladas que chega a atingir nove metros de extensão. É provido de folhas trilobadas ou lobadas com bordadura serrilhada, alternas, verde-escuras, lisas e perenes. 
Mas, para além de bela, minha mãe dizia ser também símbolo de martírio, quando há muitos anos no nosso pequeno jardim apreciam as primeiras flores, que nunca davam fruto, porque eu competia com as abelhas... 😉
Gosto muito de maracujás, e movida pela curiosidade sobre o nome que minha atribuía à flor, quis  saber mais. Procurei, e fiquei a saber que o maracujá é designado também por fruto-da-paixão ou martírio. Isto porque os missionários jesuítas na sua ânsia de converterem os povos ameríndios, relacionaram a flor do maracujá com o episódio bíblico da paixão de Cristo. 
Pela cor roxa, e por apresentar filamentos que simbolizam a coroa de espinhos, os três pistilos que fazem lembrar os três pregos utilizados na crucificação e os cinco estames que relacionam com as cinco chagas de Cristo. 
As pétalas são apenas dez, os apóstolos foram doze,  mas os jesuítas resolveram o problema, dizendo  que  Judas foi traidor e ficou de fora, assim como Pedro, visto que, por três vezes, negou Jesus.
O nome científico da planta passou a ser Passiflora edulis. Até a respectiva família botânica ficou cristianizada com a designação de Passifloraceae. Mas, tal como noutras plantas, o que prevalece é o nome popular, mais simples e fácil de dizer, ficou por isso maracujá.
Os frutos formam bagas ovais ou arredondadas que podem ir até aos 10 cm de diâmetro. A polpa, gelatinosa e sumarenta, contém numerosas sementes negras, pouco rijas, que se mastigam facilmente. A casca, que é coriácea, pode ser amarela, laranja, vermelha, castanha, ou púrpura, conforme a espécie.
O maracujá possui pectinas, flavonóides, provitamina A, vitamina C e diversos ácidos orgânicos. Em pequeníssimas quantidades foram também detectados alcalóides (ácido cianídrico) principalmente nas folhas.
A infusão das folhas e das flores (30 g para 1 litro de água) é indicada para combater a ansiedade, o nervosismo e a insónia pelas suas propriedades sedativas, antiespasmódicas e soporíferas.
E quem quiser saber ainda mais pode consultar https://www.acpp.pt/cronicas-parceiros/4159-maracuja-cronica-miguel-boieiro-2 que foi onde fui espreitar e  buscar todas as informações. 

Sem comentários: