sexta-feira, 16 de outubro de 2020

DIA MUNDIAL DO PÃO

No mesmo dia celebram-se o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão, que seria muito bom se nunca faltasse em nenhuma mesa. Na minha, felizmente, mesmo nos tempos bem pobres de menina nunca faltou. Não era de trigo, mas de milho e uma vez por outra de centeio. No Sobral, trigo, muito raramente, só em alguma festa. No Azinhal, aldeia do concelho de Almeida, onde estive em pequena com a minha avó e o meu tio padre ali colocado, é que era mais trigo e algum vindo de Espanha, por sinal muito bom. E se eu gosto de pão! 
Não costumo fazer pão em casa, mas estes belos pãezinhos foram feitos no Sobral, digamos que numa emergência, porque fiquei sem pão, e como lá não há padarias ao virar da esquina aventurei-me, até porque nem sequer tinha fermento de padeiro. No entanto lembrei-me de ter visto semanas antes na TV uma "chef" a amassar pão em que só utilizou fermento de bolos. Segui-lhe as pisadas e este não ficou a dever nada ao que ela apresentou. Muito saboroso, no dia seguinte mantinha o mesmo sabor e frescura e ficou aprovado! Não voltei a repetir, mas ando com vontade disso, um dia destes!

Sem comentários: