quinta-feira, 10 de junho de 2021

SANTO ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL

Neste dia, em circunstâncias normais, e não estas que a pandemia da Covid-19 obriga, atrevo-me a dizer que estaria de muito bom grado em terras da Diocese de Leiria-Fátima.
De mochila às costas, com tudo o que de essencial um peregrino precisa, iria em busca de alimento para a minha fé, que neste contexto de preocupação e cansaço se torna mais importante e retemperador.
No Dia do Anjo de Portugal, acontece a maior peregrinação anual de crianças ao Santuário de Fátima, que chegam de todo o lado com os seus catequistas, diáconos, párocos e bispos. 
É uma festa de cores, muito barulho, mas também de oração e muito silêncio, que quase parece impossível com milhares de crianças no recinto do Santuário. Mas o "milagre" acontece!
Que falta sinto do caminho de oração que é preciso percorrer até aqui chegar! Do cuidado para que nenhuma criança se perca, se nada falta e se todos estão bem. Fico com a certeza que os pequenos pastorinhos, agora santos, Francisco e Jacinta dão uma ajuda!
Aqui, onde Nossa Senhora pediu que se fizesse uma Capela, é sob o seu olhar maternal que participamos na Eucaristia. Momento único de esperança e fé, no encontro que se dá com Jesus e se aprende na "Escola de Maria"! 
O "banho" de multidão que os mais pequenos proporcionam não deixa ninguém indiferente! Há cânticos, emoção e lágrimas que os olhos já não conseguem reter. Lava-se a alma! É o momento da despedida e do coração acalmar enquanto murmuramos: havemos de voltar!
Imagens:  Junho de 2019

Sem comentários: