O Outono vai voando e, este mês de Outubro veio particularmente bonito na limpidez do azul do céu, e no verde matizado da paisagem que parece lavada.
Dá gosto andar por aqui a desfrutar deste paisagem magnifica, respirar o ar puro da serra, beber a boa água que corre das fontes e dar dois dedos de conversa com a boa gente que aqui reside.
O Centro do Universo, como lhe chamam os naturais da terra, é também uma das aldeias que integra a rede de Aldeias do Xisto. Há um pequeno núcleo na Ponte, onde há mais casas recuperadas, mas há ainda bastantes no meio das que o reboco tapou as paredes tão bonitas desta pedra única.
Os olhos viajam por de colina em colina... é verdade! Sobral de S. Miguel tem colinas! E, dizem os entendidos que são sete, tal como Lisboa! Não é sem razão que há letras de canções dedicadas a esta terra que foram buscar a música a marchas de Lisboa!
Há ainda árvores de fruto que ao longo dos caminhos dão vida, beleza e aromas apetitosos, como é o caso destas maças!
Os verdes pinheiros continuam a ser aqui a floresta mais visível, e é possível ver ainda algumas marcas do último incêndio que aqui ocorreu em 2020.
Há tímidas tentativas de dotar todo o perímetro da aldeia de sobreiros, sobreiros, a bela árvore que lhe dó o nome, embora os eucaliptos também teimem em aparecer ou alguém os quer impor!
O olhar perde-se nesta luxúria verdejante, e o meu desejo é que assim continue com muitas ás arvores de fruto, mais os sobreiros, sobreiras e azinheiras.
O casario que em cascata se estende até à ribeira, é das imagens mais sublimes que me é dado ver quando caminho pelos Torgais.
Uma terra é um património, esta, com a configuração que tem, a paisagem que a rodeia e a ribeira que lhe banha os pés, é com toda certeza única!
Em honra dos nossos antepassados que aqui a edificaram vencendo as maiores tormentas, devia ser Património Imaterial da Humanidade!
Hoje ficam as imagens, a ideia e os parabéns a Sobral de S. Miguel por comemorar os 133 anos de desanexação de Casegas. 👍
Sem comentários:
Enviar um comentário