terça-feira, 31 de maio de 2022

DIA DOS IRMÃOS

Que celebro com esta foto em que estamos juntos, na certeza de que não era na comemoração do Dia dos Irmãos que nesse tempo ninguém sabia que havia, mas é excelente para ilustrar este dia e recordar o tempo em que contribuíamos bastante para uma economia mais sustentável porque o nosso transporte era a bicicleta. E eramos tão felizes!

Enquadrando a fotografia, recordo que vale foi tirada em Vilar Artur de Paiva (Vila da Ponte) - hoje Vila do Kuvango -  Angola, no jardim da casa do Sr. Alberto Carvalho, em cuja loja eu trabalhava com a esposa D. Olívia e a filha Toninha. Às vezes mudada para outra loja do filho Valdemar, que me agradava mais por ter revistas e me ser permitido ler quase todas!

Ao domingo, em família, íamos à missa, eu e o meu irmão em bicicletas, o meu pai e a minha mãe de motorizada. Era no jardim referenciado que ficavam as nossas bicicletas para evitar que fossem roubadas.

A foto foi tirada no final da missa, daí o facto de estarmos "arranjadinhos"...! Eu, curiosamente, até tinha um vestido vindo da América, lembrança da minha amiga Lulu, emigrada para lá com a família, e que nos primeiros anos me enviou algumas roupas. Depois, com os anos e a mudança para a cidade de Nova Lisboa perdemos o contacto e tive sempre pena. 

Não sei quem foi o autor da fotografia, mas é provável que tenha sido o nosso pai, que andava muitas vezes munido do seu “caixote” e fotografava, e ainda bem, porque as imagens têm o condão de despertar memórias que sem elas talvez nunca mais se recuperassem. 

Sem comentários: