Que celebro com esta foto em que estamos juntos, na certeza de que não era na comemoração do Dia dos Irmãos que nesse tempo ninguém sabia que havia, mas é excelente para ilustrar este dia e recordar o tempo em que contribuíamos bastante para uma economia mais sustentável porque o nosso transporte era a bicicleta. E eramos tão felizes!
Enquadrando a fotografia, recordo que vale foi tirada em Vilar Artur de Paiva (Vila da Ponte) - hoje Vila do Kuvango - Angola, no jardim da casa do Sr. Alberto Carvalho, em cuja loja eu trabalhava com a esposa D. Olívia e a filha Toninha. Às vezes mudada para outra loja do filho Valdemar, que me agradava mais por ter revistas e me ser permitido ler quase todas!
Ao domingo, em família, íamos à missa, eu e o meu irmão em bicicletas, o meu pai e a minha mãe de motorizada. Era no jardim referenciado que ficavam as nossas bicicletas para evitar que fossem roubadas.
A foto foi tirada no final da missa, daí o facto de estarmos "arranjadinhos"...! Eu, curiosamente, até tinha um vestido vindo da América, lembrança da minha amiga Lulu, emigrada para lá com a família, e que nos primeiros anos me enviou algumas roupas. Depois, com os anos e a mudança para a cidade de Nova Lisboa perdemos o contacto e tive sempre pena.
Não sei quem foi o autor da fotografia, mas é provável que tenha sido o nosso pai, que andava muitas vezes munido do seu “caixote” e fotografava, e ainda bem, porque as imagens têm o condão de despertar memórias que sem elas talvez nunca mais se recuperassem.
Sem comentários:
Enviar um comentário