Diz o provérbio que: "Janeiro geoso traz um ano formoso". E, não sendo eu entendida em agricultura, noutro tempo ouvia dizer que os campos beneficiam da modorra criada pelo frio e esta fina água do sincelo (gelo) vai direitinha para as entranhas da terra mantendo húmida por mais tempo.
Janeiro é também o mês que recordo do tempo de criança pelo "cramelo" (caramelo ou gelo) pendurado das fragas em estranhas mas bonitas figuras transparentes, e da geada que não derretia nas avesseiras dos caminhos tornando-os ainda mais perigosos.
Uma das brincadeiras desta altura era pisar as poças de água para ouvir aquele som tão característico do "vidro" a partir, pegar depois nos pedaços e brincar com eles até derreterem, ou atirá-los a algum dos colegas de brincadeira.



No entanto, com estas imagens tiradas em 2009, ano em que Janeiro e Fevereiro foram meses bem gelados, viajemos até à estrada de Loriga, Alvoco da Serra e Pedras Lavradas, que o panorama nesta altura deve ser idêntico.

Quando nesse ano me deparei com este espectáculo fiquei encantada, e pude ver crianças felizes a brincar como eu fazia, só que agora protegidas com boas botas e luvas.

Por curiosidade recordo que nesse ano, tal como neste, nevou no Alentejo! Pode ser que seja um bom presságio!
Sem comentários:
Enviar um comentário